WhatsApp
49 9 9964.1833
Saúde, Social - 16 Mai 2018 01:32

Saúde busca aproximação com a comunidade para melhorar atendimento

Por: Aline Tonello
Visualizações: 379
Saúde busca aproximação com a comunidade para melhorar atendimento Secretária Irene Goralski fala sobre aproximação com a comunidade para melhorar a saúde em Xanxerê (Foto: Folha Regional)

Aproximação pode ser uma das palavras destaque da nova secretária de Saúde do município, Irene Goralski, empossada em abril. Aproximação com a comunidade, trabalho em conjunto e entendimento das necessidades locais, estas são algumas das ações em que a secretária está trabalhando para melhorar o atendimento aos pacientes que procuram o Serviço Único de Saúde (SUS).

Segundo Irene, o sistema tem vários pontos para ajustar, mas que não são feitos de uma hora para outra e precisam, ainda, da interação da população para que cada situação seja efetivada da maneira correta.

- Sabemos que temos falhas internas que precisam ser ajustadas e outras que a população poderia nos ajudar, pois saúde não se faz sozinho. O que buscamos é a participação da comunidade para apontar, de forma construtiva, como melhorar a situação de sua localidade. Os problemas conhecemos, mas precisamos saber o que ficaria melhor para cada caso, pois cada bairro tem sua dificuldade, os problemas são diferentes - comenta.

Para se chegar a um ponto de participação e efetiva mudança em prol da comunidade, Irene considera indispensável a interação entre secretarias e moradores. Para isso já estão em contato com as comunidades para reuniões com lideres locais. O primeiro encontro já está em processo de agendamento e será realizada no CAIC do Bairro Vista Alegre.

- Acreditamos que quando tem união das secretarias e comunidade as coisas fluem melhor e da maneira mais correta. Já iniciaremos esse processo de aproximação com reuniões nas comunidades para discutir sobre os problemas e possíveis soluções para melhorar a saúde de cada bairro. É preciso conhecer a realidade específica para poder direcionar melhor os atendimentos. O objetivo dentro da secretaria é não cuidar do individual e sim do coletivo, para assim atendermos com mais efetividade as necessidades dos locais – destaca Irene.

Para receber as demandas da comunidade, Irene está disponível para atendimento aos moradores nas terças e quintas-feiras, das 07h30min às 9h.

- É só ligar aqui na secretaria e agendar que conversamos. Assim evitamos do morador ir à secretaria uma, duas vezes para conversar e não estarmos aqui - pontua. (Folha Regional)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar