Secretaria da Saúde faz ação de conscientização para vacinação - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Saúde - 15 Set 2019 09:58

Secretaria da Saúde faz ação de conscientização para vacinação

Por: Aline Tonello
Visualizações: 283
Secretaria da Saúde faz ação de conscientização para vacinação (Fotos: Prefeitura de Xanxerê)

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da vacinação da tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, bem como ofertar horário diferenciado aos que precisam se vacinar, a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê esteve com a Unidade de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz aberta o dia todo no sábado (14).

A enfermeira responsável pelo setor de imunização, Waldereza Dal Molin, destacou que é muito importante que todos procurem as unidades de saúde para deixar as suas carteiras de vacinação em dia.

- O que tem chamado muito nossa atenção é que os pais acabam trazendo as crianças, mas esquecem de que eles também precisam estar com as vacinas em dia, pois muitas vezes eles mesmos podem estar levando o vírus para dentro de suas casas – disse.

Waldereza destaca ainda que aqueles que não sabem se tomaram a vacina ou que possam ter perdido a carteirinha de vacinação precisam fazer a vacina conforme a faixa etária.

Quem deve tomar a vacina
Crianças de seis a onze meses de idade com a chamada doze zero, a qual não substitui as doses do calendário de vacinação, ela é uma dose extra e precisa ser feita pelos pais. Crianças aos 12 meses de idade devem tomar uma dose da vacina, pessoas com até 29 anos necessitam de duas doses, pessoas entre 30 e 49 anos precisam de 01 dose, profissionais de saúde devem tomar duas doses da vacina e pessoas maiores de 49 anos que forem viajar para áreas de circulação da doença necessitam de uma dose.

Febre amarela
Além da vacina contra o sarampo, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão visitando as comunidades do interior para fazer a prevenção e vacinação, quando necessário, da Febre Amarela.

As equipes estão abordando as famílias e realizando questionários para saber se já viram algum macaco morto para que comuniquem os órgãos de saúde para saber se há circulação do vírus ou não, uma vez que o macaco não transmite a doença, apenas sinaliza.

Waldereza reforça que as vacinas do sarampo quanto a da febre amarela estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. (Prefeitura de Xanxerê)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar