WhatsApp
49 9 9964.1833
Tornado em Xanxerê, Comunidade, Eventos, Geral, Social - 28 Nov 2017 07:42

Secretário e coordenador da Defesa Civil participam de evento em Cuba

Por: Aline Tonello
Visualizações: 203
Secretário e coordenador da Defesa Civil participam de evento em Cuba (Fotos: Assessoria de Imprensa)

O secretário executivo de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Ademir Gasparini, e o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, embarcam nesta terça-feira (28) para Havana, em Cuba, onde participam do “1er Coloquio Latinoamericano de Estudios de Tornados”. O evento que é promovido pelo Colégio de Geografia da Faculdade de Filosofia e Letras do México, em parceria com a Universidade do México, acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Gasparini e Peri foram convidados para palestrar sobre as ações no gerenciamento de crise e recuperação do município de Xanxerê referente ao tornado de 2015.

- Eles nos convidaram para apresentar a experiência sobre o evento e a experiência de reconstrução e a própria estruturação de Defesa Civil que está sendo feita em Santa Catarina e que chama a atenção em nível de América Latina - explica Luciano Peri.

A efetividade da resposta já nos primeiros minutos, por parte das instituições públicas de forma ampla e efetiva no atendimento, o processo de reconstrução que foi incisivo, o envolvimento das instituições públicas e privadas, da sociedade, dos voluntários são alguns dos diferenciais que tornam Xanxerê destaque no enfrentamento da crise gerada pelo tornado.

- A resposta como um todo foi em um tempo reduzido se comparar com outros eventos. Fomos muito ágeis e um ano para a recuperação não é muito tempo. Para quem conhece de desastres sabe que foi um tempo bem reduzido - considera Peri.

O secretário executivo Ademir Gasparini, na época prefeito do município de Xanxerê, disse que este é um momento importante para a troca de experiências.

- Vamos falar principalmente sobre o que diz respeito ao atendimento às pessoas atingidas, a recuperação, o planejamento, a reação das pessoas, a resposta imediata que foi dada a sociedade. É um momento importante não só para Xanxerê mas para o Estado todo também, pois o governo também foi parceiro na recuperação da nossa região - considera Gasparini.

O evento reúne também representantes do Paraguai, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Nicarágua. (Assessoria de Imprensa)

casarao


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar