WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Chuvas, Comunidade, Rural - 20 Set 2017 08:45

Sem chuva há 20 dias faz prefeitura e Defesa Civil auxiliarem no interior

Por: Redação
Visualizações: 624
Sem chuva há 20 dias faz prefeitura e Defesa Civil auxiliarem no interior Foto: Assessoria Prefeitura Xanxerê

Devido ao princípio de estiagem, a prefeitura atua no fornecimento de água para o consumo humano e dos animais nas comunidades do interior. As propriedades já estão recebendo o caminhão pipa com água potável principalmente na Costa do Irani, Perau das Flores, Invernadinha, Salete, Cambuinzal e Pesqueiro.

Esse trabalho de fornecimento de água é feito através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e a Defesa Civil. Segundo o secretário de Agricultura, Edson Zape, o Timão, já faz duas semanas que o atendimento às comunidades está acontecendo. Ele comenta que o caminhão que realiza o trabalho é limitado com cinco mil litros de capacidade, por essa razão a periodicidade do fornecimento varia de comunidade para comunidade.

- Eu fui em uma propriedade segunda-feira (18) e hoje iremos voltar, pois eles estão quase sem água. Cinco mil litros de água é você abrir a torneira e fechar, tem propriedades que tem mais de 700 animais. Para se ter uma ideia, cada vaca consome em média 70 litros por dia, se o agricultor possui um número grande desses animais a água acaba facilmente – declara o secretário.

O coordenador municipal da Defesa Civil, João Borba não traz boas notícias para os agricultores, isso porque a previsão para os próximos 15 dias não é de chuva. A última precipitação considerada pelos meteorologistas foi no dia 31 de agosto, ou seja, são 20 dias que a população tem sofrido com a falta de água.

- Não tem chuva para os próximos dias. Aparece nos radares tempo nublado com poucos milímetros de chuva, mas nada significativo. A falta de água traz uma série de fatores, como por exemplo, em alguns locais que há muitos anos não secavam dessa vez secou por conta da falta de chuva. É uma preocupação muito grande e estamos atuando junto com a Prefeitura, levando água para as comunidades para que os animais sejam alimentados e também para consumo humano – comenta o coordenador.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar