WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Comunidade, Geral, Social - 01 Jun 2018 13:49

Senar/SC capacita gratuitamente cerca de 5,5 mil produtores e trabalhadores rurais

Por: Aline Tonello
Visualizações: 147

Com o objetivo de levar qualificação e aprimoramento ao meio rural catarinense, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece mensalmente cursos que abrangem diferentes cadeias produtivas. Os treinamentos são voltados para produtores e trabalhadores rurais de todo o território catarinense.

No mês de junho serão 341 cursos que beneficiarão aproximadamente 5.456 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC com especificação de carga horária, local e data de realização.

Cursos
Entre os cursos programados para a região Norte está o de artesanato com pintura em Canoinhas no período de 05 a 08. O município de Irineópolis terá nos dias 07 e 08 o treinamento em operação e manutenção de roçadeira. Nos dias 11 e 12 ocorrerá em Papanduva a capacitação em primeiros socorros. A qualificação em emissão de Guia de Trânsito Animal (e-GTA) será realizada em Joiniville no dia 18. Em Rio Negrinho acontecerá o curso de beneficiamento e conservação de pescado nos dias 18 e 19. A capacitação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos será promovida de 20 a 22 em Itaiópolis.

No Vale do Itajaí o treinamento em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias será desenvolvido em Vidal Ramos nos dias 05 e 06. O município de Braço do Trombudo receberá no dia 07 a qualificação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. No período de 11 a 13 ocorrerá em Lontras o curso de artesanato com fibras naturais. A capacitação em tecnologia de aplicação de agrotóxicos será promovida em Rodeio nos dias 19 e 20. O município de Santa Terezinha terá de 20 a 22 o treinamento em prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho rural. Nos dias 28 e 29 José Boiteux receberá a qualificação em meliponicultura.

Para a região Sul está programada a capacitação em olericultura básica nos dias 05 e 06 em Braço do Norte. No período de 11 a 15 será desenvolvido em Araranguá o curso de rédeas. O treinamento em processamento de carne de frango ocorrerá em Pescaria Brava nos dias 18 e 19. O município de São Bonifácio terá de 19 a 21 a qualificação em bordado com patchcolagem. No período de 25 a 29 Praia Grande terá o curso de rédeas. O município de Santo Amaro da Imperatriz receberá o curso de turismo rural (acolhida no meio rural).

Na Serra Catarinense o município Rio Rufino terá a qualificação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural no dia 04. Em Alfredo Wagner terá nos dias 05 e 06 o treinamento em qualidade do leite. Nos dias 12 e 12 será realizado em Urubici o curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos. O município de Correia Pinto receberá a capacitação em produção caseira de massas para congelamento nos dias 14 e 15. A qualificação em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas acontecerá em São Joaquim nos dias 19 e 21. O município de São José do Cerrito terá de 19 a 22 o curso de artesanato de bordado.

Para o Meio Oeste está previsto o curso de operação e manutenção de motosserra no corte de árvores em Rio das Antas no período de 04 a 06. Em Treze Tílias será realizada a qualificação em aumento da produtividade do mel nos dias 05 e 06. O treinamento em aproveitamento integral de alimentos ocorrerá nos dias 07 e 08 em Campos Novos. Nos dias 13 e 14 Caçador receberá a capacitação em organização da propriedade rural (programa 5S). O curso de manejo de colmeia será promovido em Vargem nos dias 26 e 27. A qualificação em acolchoados artesanais com lã de ovelha será realizada no período de 25 a 28 em Água Doce.

Entre os treinamentos da região Oeste está o jardineiro nos dias 04 e 05 em Entre Rios. Nos dias 05 e 06 ocorrerá em Concórdia a capacitação em tratamento de madeira. O curso em cultivo hidropônico de hortaliças será realizado em Xanxerê nos dias 06 e 07. Em Abelardo Luz ocorrerá nos dias 07 e 08 a qualificação em operação e manutenção de roçadeira. O treinamento em operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas será desenvolvido em Ipumirim no período de 18 a 20. O município de Xanxerê também terá nos dias 25 e 26 o curso de manejo de gado leiteiro.

No Extremo Oeste os municípios de São Bernardino e Serra Alta terão, respectivamente, as capacitações em conservas de frutas, hortaliças e temperos e manejo de colmeia nos dias 05 e 06. O curso de casqueamento em bovinos ocorrerá nos dias 12 e 13 em Itapiranga. No período de 13 a 15 será promovido em Iraceminha a qualificação em segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos. O município de Tunápolis terá nos dias 21 e 22 o treinamento em processamento de carne de frango. No dia 28 São João do Oeste receberá a capacitação em controle de qualidade no transporte do leite. (MB Comunicação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar