Servidora da Prefeitura de Xanxerê é eleita presidente do Conselho Regional de Turismo - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Cultura, Geral, Social, Turismo - 15 Mar 2019 11:01

Servidora da Prefeitura de Xanxerê é eleita presidente do Conselho Regional de Turismo

Por: Aline Tonello
Visualizações: 840
Servidora da Prefeitura de Xanxerê é eleita presidente do Conselho Regional de Turismo (Foto: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê)

Durante a 1ª Capacitação de Gestores de Turismo, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado, que aconteceu durante esta semana em Ipuaçu, ocorreu a Assembleia Geral que elegeu a nova diretoria do Conselho Regional de Turismo (Conturoeste). Com isso, Elisiane Silveira, servidora efetiva da Prefeitura de Xanxerê, foi eleita presidente.

A assembleia geral contou com 29 participantes e 17 municípios representados, dentre os 33 que fazem parte da Instância de Governança Regional (IGR) Grande Oeste. Juntamente com Elisiane, representando o município de São Lourenço do Oeste, faz parte da diretoria Daniel Hippler, como vice-presidente.

O Senac disponibilizou ao conselho uma turismóloga que atuará como secretária executiva do conselho e como secretária adjunta foi eleita Elizandra Foppa, de Bom Jesus. Fazem ainda parte da diretoria a tesoureira Andréa Mendes, de Abelardo Luz e o tesoureiro suplente, Adelmo Bratz, de Paial. Daniele Januzzi, de Chapecó atuará na diretoria representando as instituições de ensino, guias de turismo e turismólogos. O conselho tem ainda como parte da diretoria cinco conselheiros titulares e cinco conselheiros suplentes.

Atuação do Conselho Regional de Turismo
Atualmente, o Conselho atua na representação dos 33 municípios que compõe a instância de governança junto ao Estado de Santa Catarina e possui uma vaga no Conselho Estadual de Turismo, ocupada hoje pela conselheira Gabriella Baptistetti. Em 2017 o conselho validou 18 municípios pertencentes a sua instância para fazerem parte do Mapa Brasileiro de turismo.

O conselho passa agora por uma nova fase de legalização com intuito de readequação do estatuto e registro, permitindo assim formalização da instância enquanto associação. Uma missão importante do conselho até o início de abril é sensibilizar os atores locais e gestores municipais para cumprirem os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério do Turismo, para permanência no Mapa Brasileiro de Turismo. Dentre as modificações estabelecidas para 2019 uma delas é a existência de Conselho de Turismo ativo nos municípios.

Para Elisiane Silveira, nova presidente do Conselho Regional de Turismo, o desafio de presidir um conselho com tantos municípios participantes e tantas demandas para serem concluídas é grande.

- Antes de aceitar o convite para colocar meu nome à disposição da presidência conversei com o prefeito Avelino Menegolla e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Charles Rabaiolli, Ele me deixaram muito tranquila ao se colocarem a disposição para ajudar, assim como a ex-presidente Ulmara, que está sempre nos auxiliando e apoiando nesse processo de transição . Com a equipe maravilhosa que foi eleita na diretoria tenho certeza que venceremos as dificuldades e faremos um excelente trabalho - conclui Elisiane.

A cerimônia oficial de posse está marcada para o próximo dia 21 de março, a partir das 9 horas, em Xanxerê, com local ainda a ser definido.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar