WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Economia, Negócios, Obras, Política, Tecnologia - 01 Abr 2018 09:03

Setor industrial ganha espaço e passa a liderar atividade econômica

Incentivos fiscais podem auxiliar a instalação, mas lista de requisitos precisa ser preenchida
Por: Carol Debiasi
Visualizações: 723
Setor industrial ganha espaço e passa a liderar atividade econômica (Foto: ARQUIVO/Tudo Sobre Xanxerê)

Por muitos anos a agricultura liderou os índices de arrecadação e movimentação da atividade econômica do município, mas o setor industrial tem se destacado e, desde 2013 lidera a lista, com previsão de crescimento de 20% em 2017. Com vários setores e possibilidade de renda diferentes, Xanxerê é considerado um município diversificado, que garante assim maior consolidação financeira.

Conforme o secretário de Indústria e Comércio, Charles Rabaiolli, dentro do setor industrial destacam-se as atividades logísticas e alimentícias com maior crescimento dentro do movimento econômico.

- A indústria com o passar dos anos vem crescendo e a agricultura caindo, por mais que tenha seu valor adicionado maior. Estamos saindo da atividade primária, que antes passava de 60 a 70%, e hoje está em torno de 40% na representação do Produto Interno Bruto (PIB) municipal. No outro ponto, indústria e prestação de serviços veem aumentando sua participação – comenta o secretário.

Segundo Charles, um exemplo é o Hospital Regional São Paulo, que devido a seu extenso atendimento, movimenta toda uma cadeia.

- São clínicas que abrem, trazem muitas pessoas de fora e que acabam gastando aqui. Ações publicitárias de empresas também têm contribuído para atrair o público da região, tornando a cidade uma referência para os municípios vizinhos – frisa.

Com o intuito de fomentar e incentivar a instalação de empresas, o município oferece alguns benefícios como a redução de taxas fiscais e os serviços de terraplanagem e infraestrutura básica para instalação, porém, para receber, as empresas precisam atender a alguns pontos e, ainda, passar por análise do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE), composto por dez pessoas entre servidores municipais, representantes de associações, sindicato e Câmara de Vereadores.

- Terraplanagem, aluguel por período de até 12 meses, auxílio com infraestrutura e doação de terrenos, para este último é necessário processo licitatório e terreno disponível. Porém, hoje o município não dispõe de terrenos com grande área de terra para fazer isso. No passado não foi resguardado isso e, agora, com a expansão, se torna mais difícil - comenta Charles.

Podem solicitar incentivos as empresas enquadradas como industriais, de logística, comerciais, prestadoras de serviços, agropecuária, incubadoras empresariais e condomínios e loteamentos empresariais, desde que abriguem empresas destes segmentos.

Entre as condições para ser aprovado o pedido estão o número de empregos diretos e indiretos gerados, a preocupação com o meio ambiente, faturamento anual bruto, aplicações de novas tecnologias, atividade econômica pioneira, fomento da indústria local, com compra de matéria prima e valor dos investimentos. Incentivos fiscais como redução do ISS, IPTU e taxas são destinados apenas às novas empresas.

Todas as diretrizes e normas estão na lei complementar nº3159/2009 de 23 de setembro de 2009. Ela que rege as condições para uma empresa ser beneficiada.

- Diante das leis hoje, dificilmente uma empresa receba o terreno 100%, há a contrapartida, ou então a devolução de parte do valor em tempo determinado. Outros municípios da região passam pelas mesmas questões, respeitando as formas legais - finaliza. (Fonte: Folha Regional)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar