WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Opinião - 19 Dez 2017 19:45

ARTIGO: Opinião do advogado Daniel Girardini sobre o saque da carga de leite

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 4717
ARTIGO: Opinião do advogado Daniel Girardini sobre o saque da carga de leite Daniel Girardini, advogado (Foto: ARQUIVO/Tudo Sobre Xanxerê)

Sobre o saque da carga de leite na BR-282 em Xanxerê


Diariamente nos deparamos com notícias a nível nacional que parecem que já não nos surpreendem mais. 54 milhões em dinheiro vivo do povo guardados num apartamento de um político na Bahia. Últimos 4 governadores do Rio de Janeiro presos no mesmo presídio, por desvio de dinheiro público. Ex presidente da república condenado em primeira instância por receber propina de empreiteiras. Ministros do primeiro escalão do governo, presos por receber dinheiro público.

As notícias parecem ser de tão longe. Parece, para nós, aqui no sul do Brasil, que estes problemas não nos pertencem. A nós, parece que a culpa é dos outros e somente podemos chegar a uma conclusão: todo político é ladrão! É o jeito brasileiro de colocar a culpa nos outros.

Ouvimos por toda nossa cidade: O Brasil não tem jeito mesmo! A culpa é dos políticos que roubam o dinheiro do povo! Vou votar em branco porque não pactuo com esta ideologia que hoje está aí! Fora Dilma! Fora Temer! Fora Aécio! Fora todos os ladrões…

Porém, quando temos a oportunidade de mostrar que somos um povo civilizado. Que merecemos melhores governantes. Que o Brasil é um país sério, ao contrário do que diziam os franceses. Que somos capazes de sentir compaixão pelo próximo. Que afinal de contas, não precisamos nada de presente porque somos capazes de trabalhar, receber salário, gerar riquezas e rendas… eis que despenca uma carga de leite de um caminhão, em uma das curvas da BR 282, e o que se vê? A lamentável ganância humana tomando conta da BR 282.

As cenas que circularam na internet, e quem passou pelo local pode ver, são uma verdadeira selvageria. Como se uma guerra estivesse por acontecer. Gente parando seus ÓTIMOS VEÍCULOS no meio da pista da 282 para apanhar caixas de leite e carregar nos carros. Pessoas com crianças incentivando-as a promover o saque da carga.

É esta a famosa educação do sul do Brasil? É isso que queremos mostrar para nossos filhos no futuro? É assim que queremos ser reconhecidos pelo mundo, como um povo que sem se importar com o dano alheio, toma de assalto uma carga espalhada no asfalto enquanto o proprietário/motorista nada pode fazer diante da fúria da população elouquecida por tomar aquilo que não é seu?

Hoje pela manhã, ouvia, com sentimento de tristeza e vergonha, em uma rádio de uma cidade vizinha, a narrativa e a indignação de toda uma sociedade, pela atitude desta gente, que pensando em si toma aquilo que não é seu. Que sem pensar no prejuízo que pode causar a outrem, saqueia uma carga acidentada em uma rodovia.

Belo exemplo Xanxerê deixa para o Sul do Brasil. Como vamos cobrar postura de nossos políticos e governantes com o povo que temos? São estes mesmos que saquearam a carga, que ano que vem vão cobrar por apoio político; que vão trocar seus votos por meia dúzia de reais; que vão novamente escolher (ou serem escolhidos) políticos desonestos, que não se preocupam com os outros, assim como estes.

Pelo menos, temos o que merecemos. Não merecemos uma classe política melhor daquela que temos. Sem generalizar, mas que vergonha ser de Xanxerê em um triste momento como este.

Já dizia Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. Pura verdade.

Deus nos abençoe, e que um dia encontremos a serenidade para podermos ser justos.

Daniel Girardini - Advogado

casarao


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar