WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade - 11 Jul 2017 13:48

Sou mesmo um patinho feio?

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 176
Sou mesmo um patinho feio? (Foto: Divulgação)

Na sociedade atual ocorre uma exigência por um padrão de estética que geralmente não se enquadra no biótipo da maioria da população, levando muitas pessoas ao sofrimento psíquico por não atingir este padrão relacionado ao mito da beleza, que veio se constituindo ao longo do tempo, instituindo a cultura do culto ao corpo e ao belo.

Basta abrirmos um site de moda ou mesmo as redes sociais para percebermos o quanto eles ditam a necessidade de que se seja bela da cabeça aos pés, em todas as horas do dia e em todas as idades. Ou seja, a vontade de ser mulher rima com o dever de ser fotogênica para os outros em todas as circunstâncias.

Invariavelmente as roupas apresentadas pelas modelos servem apenas nos seus magérrimos corpos, na medida certa de acordo com o padrão de beleza. Isso remete à impressão de que somente nestes corpos é que ficam bem determinados estilos de vestir.

Inclusive a partir desta forma de valorização corporal atual podemos afirmar o quanto os corpos se tornam descartáveis, tornando descartáveis também as relações. O corpo adquire o formato de silhuetas de passagem, os indivíduos são reduzidos a consumidores vorazes de novidades das indústrias de cosméticos, os organismos incessantemente se tornam ameaçados pelo risco do descarte, isolamento e ainda podemos dizer da substituição dos corpos.

Talvez neste âmago de culpabilização, sofrimento e sentimentos equiparáveis ao clássico conto do patinho feio se encontrem muitas pessoas que têm sua autoestima assolada por um espelho maldoso, que sempre dirá que tem alguém realmente mais bela. Mas assim como neste conto, olhar para além do espelho pode revelar um belo cisne, especialmente quando se percebe que o belo vai além do estético. Ele também envolve atrativos emocionais, que fornecem um verdadeiro sentimento da real autoestima.



Atendimento a Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos (Psicoterapia de Orientação Psicanalítica).
Avaliação Psicológica.
Edifício São Lucas. Rua Coronel Santos Marinho, 190, Centro. Sala 304. Xanxerê-SC.
Planos de Saúde: AGEMED, GEAP, FUPS, BRADESCO E MEDISERVICE


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar