Surto de cinomose preocupa voluntários da causa animal em Xanxerê - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Geral, Saúde, Social - 13 Nov 2019 17:09

Surto de cinomose preocupa voluntários da causa animal em Xanxerê

Por: Aline Tonello
Visualizações: 473
Surto de cinomose preocupa voluntários da causa animal em Xanxerê Além de cinomose, alguns cães tem outras doenças como a sarna (Fotos: Bem Estar Animal)

A cinomose é uma doença canina, altamente contagiosa, que pode levar à morte ou deixar várias sequelas no animal infectado. É causada pelo vírus da família Paramyxovirus, que afeta o sistema digestivo, respiratório e nervoso central do animal. O registro recente de diversos casos da doença em Xanxerê tem preocupado os voluntários do Grupo Bem Estar Animal, que acompanham alguns cães doentes em várias regiões da cidade.

Atualmente, o Bem Estar Animal atende 19 casos de cinomose apenas no Bairros São Romero, além dos casos presentes nos bairros Dos Esportes, Santa Cruz, Jardim Tarumã e no loteamento Darma Ville, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. Alguns animais, inclusive, já precisaram ser sacrificados. Segundo a voluntária Patrícia Fagundes, quando há o apoio da administração pública o trabalho fica mais fácil. Ela conta que nesses casos, assim como em outros, é preciso primeiro conhecer a realidade da família tutora e o estado do animal. 

- Primeiramente a gente vai na casa, analisa a situação do animal e das pessoas, porque temos que saber se as pessoas tem condição e estão dispostas a tratar daquele animal, visto que exige trabalho para cuidar deles. Fazemos todo esse levantamento e em casos de estágio terminal, orientamos o sacrifício do animal, porque ele só vai sofrer dali para frente. Ajudamos com medicação, quando não tem condição de pagar, e tentamos auxiliar assim, com orientações, trazendo até a clínica e pedindo para fazer vaquinha, porque não é um custo barato - conta.

Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

A cinomose é transmitida de forma direta e indireta pelo contato com secreções, urina e fezes infectadas pelos animais doentes e até mesmo pelo ar. Filhotes e idosos são mais propensos à doença, mas ela pode surgir em qualquer idade. Segundo a veterinária Tauana Cella, por vezes a doença pode ser assintomática nas fases iniciais, mas é preciso ficar atento a sintomas como vômito, diarreia e febre.

- É ideal pegar no início da doença, no estágio quando está na parte gastrointestinal, quando o animal está apresentando vômito e diarreia e também na parte respiratória, quando ele está com tosse, saindo secreção. Tem uns que não manifestam nada e quando percebe está convulsionando, com epilepsia, e aí é bem complicado. É uma doença bem complicada -  explica.

Ainda de acordo com ela, a melhor forma de proteger os animais é através da vacinação, seguindo o protocolo vacinal: aplicando a primeira dose aos 45 dias, a segunda dose 21 dias depois e a terceira, também depois de mais 21 dias. O teste para cinomose e o tratamento são pouco acessíveis e, nesses casos, políticas públicas são essenciais para o controle, além do trabalho desenvolvido pelos voluntários.

Conforme a veterinária, as raças mais predispostas à doença são pitbull e shih-tzu, e de mais difícil tratamento também. Mas ela explica que o vírus é bastante frágil ao sol e a produtos de limpeza, por isso é importante manter sempre limpos os locais onde os animais infectados estão. Para ambas, é difícil explicar exatamente o motivo exato de ter um surto na cidade nesta época do ano de calor, mas muitos fatores podem contribuir, pincipalmente o fato de não precisar haver o contato direto com animais infectados. 

Por Francieli Corrêa


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar