Técnica de enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus em Xanxerê - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
CORONAVÍRUS , Saúde - 19 Jan 2021 15:58

Técnica de enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus em Xanxerê

Carmem Zamarchi, de 53 anos, trabalha no Centro de Atendimento ao Coronavírus e foi a primeira vacinada no município
Por: Redação
Visualizações: 916
Técnica de enfermagem é a primeira pessoa vacinada contra o coronavírus em Xanxerê Técnica de enfermagem Carmem Zamarchi (Fotos: Francieli Corrêa/Tudo Sobre Xanxere)

Na tarde desta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê realizou um ato simbólico para dar início a vacinação contra a Covid-19 no município. Duas técnicas de enfermagem do Centro de Atendimento ao Coronavírus e uma enfermeira da UTI Covid do Hospital Regional São Paulo (HRSP) foram as primeiras pessoas a serem vacinadas.

A técnica de enfermagem Carmem Zamarchi, de 53 anos, foi a primeira a receber a vacina do Centro de Atendimento ao Coronavírus. Com mais de 25 anos de atuação na área da saúde, ela também foi a primeira pessoa a fazer uma coleta de PCR para a testagem da Covid-19 no início da pandemia em Xanxerê. Segundo Carmem, este é o momento que população esperava e só tem a agradecer por estar participando de um ato histórico.

- A sensação de estar aqui é indescritível, é muito emocionante poder sentir o agradecimento do nosso trabalho enquanto equipe, e eu poder estar representando todos aqueles que estão trabalhando juntos desde março. Receber a vacina é muito gratificante e não tenho palavras. Só tenho a agradecer por este momento e por estar entrando na história de Xanxerê – agradece Carmem.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

A enfermeira Patrícia Cazarin, de 37 anos, foi a segunda pessoa a ser vacinada durante o ato simbólico. Patrícia atua há cinco anos no HRSP e durante a pandemia tem trabalhado na UTI Covid do hospital. Muito emocionada, a enfermeira disse que esse é um momento de esperança para toda a população e que será de grande ajuda.

- É um momento bem emocionante para nós, pois estamos na linha de frente desde o mês de março, então só a gente sabe o que vivemos lá dentro. Esse é um momento de esperança para nossa população e eu acredito muito que será muito valioso para todos – ressalta Patrícia.

Enfermeira Patrícia CazarinEnfermeira Patrícia Cazarin

Além de Carmem e Patrícia, a técnica de enfermagem do Centro de Atendimento ao Coronavírus Marília Borga Prestes, de 37 anos, também recebeu a primeira dose da vacina. Marília estava bastante emocionada após receber a aplicação e afirma que se sente muito privilegiada por ter sido uma das escolhidas para o ato simbólico.

- Estando desde o início na linha de frente, é uma emoção muito grande e só tenho a agradecer por ter sido escolhida para estar aqui. Fico muito emocionada porque perdemos várias vidas, vários colegas, mas não desistimos nunca. Eu me sinto muito privilegiada em ter tido esse convite de estar aqui hoje. Só tenho a agradecer – relata Marília.

Todas as aplicações foram realizadas pela vacinadora Jussara Klein, de 50 anos, uma das vacinadoras mais antigas da Secretaria Municipal de Saúde, com 27 anos de serviço. Jussara se diz estar muito honrada de ter participado desse momento histórico e acredita que tudo voltará a normalidade em breve.

- Eu me sinto uma pessoa honrada de estar participando deste momento histórico e único. Tenho mais de 20 anos de profissão como técnica de enfermagem e vacinadora, então para mim é uma honra estar presente aqui. Desde o início da pandemia tenho atuado diretamente com os casos de Covid e hoje foi lançada a esperança de que tudo isso acabará logo – comenta Jussara.

Técnica Marília Borga PrestesTécnica Marília Borga Prestes

Na manhã de hoje, as primeiras 500 doses da vacina chegaram ao município de Xanxerê, trazidas pelo avião do Corpo de Bombeiros, juntamente com as demais doses para a região da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) e outros três municípios que fazem parte da regional de saúde de Xanxerê. O recebimento das vacinas foi acompanhado pelo prefeito Oscar Martarello, pelo vice-prefeito Adenilso Biasus, pela secretária municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, pelo diretor técnico da secretaria de Saúde, Diego Corso, e pela Controladora Interna, Andreza Gallas.

De acordo com o Plano Nacional e Estadual de Vacinação, nesse primeiro momento serão vacinados os profissionais da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 no Centro de Atendimento ao Coronavírus, bem como os profissionais da saúde que trabalham na Emergência, UTI e Enfermaria Covid do HRSP, profissionais do SAMU, da Doctor Home, profissionais dos laboratórios públicos e privados, bem como os idosos que vivem no Lar do Idoso e funcionários do local.


Por Sanny Borges


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar