WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Tempo - 17 Mai 2018 10:58

Temperaturas baixas e neve: confira a previsão para o frio nos próximos dias

Por: Direto da Redação
Visualizações: 1324
Temperaturas baixas e neve: confira a previsão para o frio nos próximos dias (Foto: Arquivo/ Tudo Sobre Xanxerê)

A massa de ar frio que avança lentamente pela região Oeste catarinense dá os primeiros sinais que a estação mais fria do ano vem chegando.  Nos últimos dias, a queda de temperatura proporcionou a volta de jaquetas e casacos que estavam guardados no fundo dos armários. Chuva, temperaturas amenas e a probabilidade de neve nas áreas mais altas do estado estão programadas para este inverno.

A estação tem início oficialmente no mês de junho, mas as baixas temperaturas desta quinta-feira (17) já mostram o que os catarinenses vão enfrentar durante este período gélido. Em entrevista a Rádio Princesa AM de Xanxerê, o coordenador da Defesa Civil Luciano Peri, afirma que as baixas temperaturas resultam em uma previsão de chuva nos próximos dias.

- Na quinta-feira nos começamos a ter essa passagem dessa frente fria. Na sexta-feira (18) a gente tem a entrada de uma massa de ar frio mais intensa, mais forte, fazendo com que já na madrugada de quinta para sexta nós tenhamos temperaturas de 8ºC a 10ºC e, na sexta-feira, essa frente fria se intensifica e traz uma grande quantidade de chuva para nós - explica o coordenador.

A formação de um ciclone extratropical na sexta pode proporcionar aos moradores do Oeste um acumulado de chuva de até 80 mm com ventos que podem chegar até 100 km/h e resultar em grande risco de temporal localizado na região Oeste.

- Com isso, no final da tarde de sexta-feira, o tempo muda de forma bastante específica dentro do estado de Santa Catarina e aí a gente tem o risco de temporal localizado, risco de granizo, de rajada de vento que pode chegar a 100 km/h. A chuva na nossa região vem em bom momento se ela não for concentrada, mas vem em bom momento porque nós já temos alerta da Epagri/Ciram emitido para a situação de estiagem, então a nossa região já começa a sofrer com a falta de água - destaca Peri

(Foto: Arquivo/ Tudo Sobre Xanxerê)

A passagem da massa de ar dos últimos dias dá espaço para a chegada do frio intenso, que deve se estabelecer até o mês de setembro. Para as regiões oeste, meio oeste e planalto sul, a temporada mais fria do ano começa com previsão de geada.

- Depois da passagem dessa frente fria, vem o que a gente chama da massa de ar polar, que é o frio propriamente dito. Teremos uma queda acentuada de todas as temperaturas na região já no sábado (19). O destaque para a nossa região oeste, meio oeste e planalto sul é a formação da geada à noite em algumas cidades, principalmente no topo do planalto – informa.

Com o frio intenso, a tendência de neve se torna possível em algumas regiões principalmente as mais altas do estado.

- Temos a possibilidade de ter neve, também podemos ter a chuva congelada ou então a neve de uma forma muito isolada. Com essa previsão aí de cinco, seis, sete dias ainda é muito cedo para você ter certeza. A Epagri/Ciram, junto com as equipes de meteorologias de SC, está trabalhando com essas visualizações, estão identificando para que, mais próximo, possam ser emitidas as informações e, principalmente, com uma confirmação, mas assim de uma forma muito genérica nós podemos ter nas regiões mais altas, nas serras catarinenses – comenta.

(Foto: Arquivo/ Tudo Sobre Xanxerê)

Segundo a Epagri/Ciram, a previsão trimestral é de que o inverno não será rigoroso e, para a região oeste, está dentro do previsto.

- É importante ressaltar que esses primeiros frios que acontecem do outono para o inverno são os frios que os nossos corpos ainda não sentiram, fazendo com que a gente sinta mais esse frio. A previsão está dentro da normalidade, temos no inverno situações como essa que vão acontecer no domingo (20). A partir de segunda é uma massa de ar polar um pouco mais intensa, jogando as temperaturas lá para baixo, chegando numa situação bem fria mesmo - finaliza Peri


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar