WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Comunidade, Meio Ambiente, Negócios - 03 Abr 2018 11:25

Temporada de pinhão: vendedores apostam em boas vendas neste ano

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 467
Temporada de pinhão: vendedores apostam em boas vendas neste ano (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

Com as temperaturas baixando cada vez mais com a entrada do outono, a procura por comidas típicas para essa época do ano intensificam. Sendo a base para muitos pratos, a venda do pinhão está liberada a partir desse mês de abril. Pelas ruas de Xanxerê já é possível avistar vendedores ambulantes comercializando a semente, inclusive o morador de Ponte Serrada, seu Rosalino Maffei, de 72 anos.

Sempre trabalhando na terra e comercializando o pinhão todos os anos, seu Rosalino disse que esse ano o valor está melhor se comparado com 2017. O quilo da semente está saindo por R$ 7,50 e, segundo ele, além de já ser liberada a venda, está bom para o consumo.

- Quando a venda é liberada eu seguidamente vendo aqui em Xanxerê o pinhão, mas geralmente eu fico em Ponte Serrada. Lá na minha propriedade tem pinhão e nessa época do ano é um dinheirinho extra que ajuda nas despesas. Ano passado a gente estava vendendo a um valor menor porque teve muito pinhão, mas esse ano o preço deu uma melhorada, então está sendo bom – comenta o idoso.

A lei estadual nº 15.457/2011 regulamenta a colheita do pinhão em Santa Catarina e determina a proibição da colheita, transporte e venda antes desta data. A proibição se aplica inclusive ao pinhão destinado para sementeiras, assim como para alimento. O descumprimento desta determinação incide em multa e processo administrativo ambiental e criminal.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar