WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Saúde - 26 Mar 2014 11:56

Teste do pezinho de número 1 milhão no Estado é de bebê de Xanxerê

Por: Direto da Redação
Visualizações: 2249
Teste do pezinho de número 1 milhão no Estado é de bebê de Xanxerê Ceilamara é mãe de Laura, a bebê que fez o teste do pezinho de número um milhão em Santa Catarina (Foto: Carol Debiasi/Tudo Sobre Xanxerê)

Mensalmente, a Vigilância Epidemiológica de Xanxerê encaminha ao Laboratório Central (Lacen), na capital do Estado, uma média de 70 a 80 testes do pezinho. Neste mês de março a equipe foi surpreendida por uma informação que o teste de número um milhão é de uma bebê do município. Laura Eduarda Belo, que tem apenas 36 dias, entra para a história. O exame foi feito na Unidade de Saúde do Bairro Vista Alegre, quando ela tinha cinco dias de vida. Na manhã desta quarta-feira (26), uma equipe da saúde esteve na unidade, para marcar o momento.

A responsável pelo Programa Teste do Pezinho, Marcia Puccini Vieira Bernardi, explica que a notícia deixou todos bastante eufóricos. Agora, o Lacen vai encaminhar a Xanxerê, para que seja doado a Laura, um enxoval com roupas e outros presentes bordados e identificando que ela é o bebê de número um milhão nos registros.

- Em Xanxerê fazemos o exame no hospital e, também em 11 unidades de saúde. Este exame é de extrema importância, há uma lei que preconiza. Com este exame pode estar prevenindo doenças que só se manifestariam tardiamente, onde já não haveria mais a possibilidade de tratamento. Com o exame, várias doenças genéticas, metabólicas ou infecciosas podem ser descobertas e tratadas – comenta.


Mãe de Laura comenta a notícia
Ceilamara Alves Moura, mãe de Laura, esteve com a filha nesta manhã na unidade de saúde do bairro. Ela conta que a menina é a quarta filha, nasceu de parto normal no dia 17 de fevereiro, no Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê. A mãe está surpresa com a notícia que a filha tem número expressivo na contagem dos exames no Estado.

- Ela precisou fazer o teste duas vezes. Na primeira vez me disseram que deu uma alteração e, na segunda vez que vim me contaram que ela era o pezinho de um milhão no Estado. É muito importante fazer o pré-natal, fazer esse exame do pezinho para prevenir muitas doenças – aponta a mãe.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar