WhatsApp
49 9 9964.1833
Eleições 2018, Geral, Polícia - 11 Out 2018 14:38

TRE aciona Polícia Federal para investigar “fake news”; Xanxerê também é alvo de investigação

Por: Aline Tonello
Visualizações: 420
TRE aciona Polícia Federal para investigar “fake news”; Xanxerê também é alvo de investigação (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TER/SC), desembargador Ricardo Roesler, requisitou, na quarta-feira (10), a abertura de inquérito à Polícia Federal (PF) para investigação de “fake news”. Segundo ele, a iniciativa partiu da preocupação com a maciça disseminação e divulgação de notícias falsas nas eleições gerais de 2018, em especial em relação à confiabilidade do sistema eleitoral, com o intuito de gerar tumulto no processo eleitoral.

- Os produtores e disseminadores de “fake News”, inclusive de outros estados, que atacam com mentiras a Justiça Eleitoral e o processo eletrônico de votação, serão investigados pela Polícia Federal - afirmou o desembargador Ricardo Roesler.

Além disso, o dirigente do TRE catarinense demonstrou indignação com as tentativas de descrédito por meio da distorção da verdade.

- Precisamos atuar firmemente, a fim de coibir essas nefastas práticas que ofendem não apenas a Justiça Eleitoral, mas, sobretudo, o Estado Democrático de Direito, que está sendo lesado. É preciso agir para restabelecer a paz social, que se viu, e se vê, ameaçada por ações irresponsáveis daqueles que imaginam que seus atos não terão consequências, divulgando, sem checar as fontes e a veracidade das notícias, imagens e áudios - afirmou o magistrado.

A Justiça Eleitoral já identificou elementos e fontes produtoras e disseminadoras de notícias falsas, inclusive fora do estado de Santa Catarina, que foram repassados à Polícia Federal, com vistas à apuração das condutas apontadas e à identificação dos responsáveis. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Xanxerê, Clóvis Menegazzo Rodrigues, fatos ocorridos em Xanxerê também serão alvo de investigação por parte da Polícia Federal no inquérito. (TRE/SC)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar