WhatsApp
49 9 9964.1833
Esportes, Eventos, Geral, Social - 14 Jun 2018 11:08

Tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo que começa hoje (14)

Por: Aline Tonello
Visualizações: 339

A Copa do Mundo de 2018, que acontece na Rússia, é a vigésima na história. Os jogos iniciam nesta quarta-feira (14) e seguem até o dia 15 de julho, palco da decisão do novo campeão mundial. Em Xanxerê, muitos estabelecimentos comercializam produtos e apresentam decorações alusivas ao evento. Muitas pessoas aguardaram ansiosamente pelo início do mundial de futebol e vão reunir a família, amigos e colegas de trabalho para acompanhar os jogos, principalmente da Seleção Brasileira. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a Copa do Mundo 2018.

Grupos da Copa 2018
Tirando o país sede, automaticamente classificado para o torneio, a Seleção Brasileira foi a primeira a garantir a classificação para a Copa do Mundo 2018.

As cidades sedes
A Rússia propôs as cidades de Kaliningrado, Kazan, Krasnodar, Moscou, Níjni Novgorod, Rostov do Don, São Petersburgo, Samara, Saransk, Sóchi, Volgogrado, Iaroslavl, e Ecaterimburgo para receberem as seleções e os jogos da Copa do Mundo 2018. Ao todo, serão 11 cidades-sede e 12 estádios, uma cidade a mais que a exigência da FIFA.

O mascote do mundial
Na disputa para o Mascote estavam animais como lobo, o gato, o tigre-siberiano, a fênix, o urso. Em outubro de 2016 o Comitê Organizador Fifa 2018, apresentou o lobo “Zabivaka”, que em russo significa “aquele que marca um gol”.

A bola
A bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2018 teve como inspiração a Telstar, bolas oficiais das Copas de 1970 e 1974. Na versão moderna, a bola tem um relevo que impede que seja totalmente lisa. Foi criada para possibilitar que a bola tenha uma boa trajetória durante o voo, não tenha variações na trajetória, mas que não ‘escorregasse’ na mão do goleiro, ou seja, que ela possa ser defendida. Vale lembrar que nem sempre as experiências dão certo. A bola da Alemanha foi a primeira sem costura. Com painéis arredondados, depois notaram que esse formato pode propiciar uma perda pequena na trajetória aérea. Por isso surgiu a ideia de voltar fazer ângulos mais retos. A fornecedora afirma que os testes em laboratório indicam 20% da qualidade da bola. Os outros 80% vêm do feedback dos jogadores. A parte ruim para o torcedor é a questão do preço. Para ter a bola oficial da Copa, você terá que desembolsar R$ 599,99.

Seleção Brasileira
Goleiros: Alisson (Roma-ITA); Cássio (Corinthians-BRA); Ederson (Manchester City-ING);
Laterais: Fagner (Corinthians-BRA); Danilo (Manchester City-ING); Marcelo (Real Madrid-ESP); Filipe Luís (Atlético de Madri-ESP);
Zagueiros: Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA); Thiago Silva (Paris Saint-Germain-FRA); Miranda (Inter de Milão-ITA); Pedro Geromel (Grêmio-BRA);
Meias: Casemiro (Real Madrid-ESP); Fernandinho (Manchester City-ING); Paulinho; (Barcelona-ESP); Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN); Fred (Shakhtar Donetsk-UCR); Philippe Coutinho (Barcelona-ESP); Willian (Chelsea-ING)
Atacantes: Neymar (Paris Saint-Germain-FRA); Gabriel Jesus (Manchester City-ING); Douglas Costa (Juventus-ITA); Roberto Firmino (Liverpool-ING); Taison (Shakhtar Donetsk-UCR);

O técnico
Adenor Leonardo Bachi, ou simplesmente Tite, estreou como técnico do Brasil nas Eliminatórias contra o Equador fora de casa: vitória por 3x0. Dali em diante, a palavra “perder” não participaria do dicionário da esquadra brasileira. Dos 12 jogos restantes que a Seleção tinha nas Eliminatórias, os comandados de Tite venceram 10 e empataram dois. O aproveitamento do novo técnico na fase preliminar da Copa do Mundo foi de 88%. Como resultado, o Brasil saltou do sexto lugar, deixado por Dunga, para o primeiro, em uma liderança isolada com 41 pontos, 10 a mais que o Uruguai, segundo colocado.

Nosso Mascote – O Canarinho Pistola
Em outubro de 2016 foi lançado o novo mascote da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo 2018. A ideia era trazer o simbólico Canarinho, mas com um semblante sisudo e personalidade forte. Porém, a cara de “marrento” do personagem ganhou a simpatia de todos nas redes sociais. E foi na internet que o apelido se popularizou: Canarinho Pistola!

Os jogos
Primeira Fase:

17 de junho (domingo) - 15h - Brasil x Suíça
22 de junho (sexta-feira) - 09h -  Brasil x Costa Rica
27 de junho (quarta-feira) - 15h -  Brasil x Sérvia

(Folha Regional)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar