WhatsApp
49 9 9964.1833
Opinião, Publicidade, Saúde - 18 Jul 2017 13:33

Uma vida sem afeto…

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 356

Todos os seres humanos trazem consigo ao nascerem traços de caráter, de personalidade, alguns bebês são mais vorazes do que outros, por exemplo. Porém, trata-se apenas de predisposições, ou seja, podem ser mudadas a partir das experiências. Disto vem à importância do afeto que dedicamos às crianças. É por meio deste que o bebê vai introduzindo uma ideia de mundo e formando um conceito sobre si, vai entendendo que é importante, que tem valor, criando uma reserva interna do amor que recebe.

Quando a criança não tem essa reserva interna de amor, fica um vazio. Neste caso ao longo de sua vida quando necessitar recorrer a algo dentro dela para suportar uma pequena ou grande frustração, não terá onde se segurar. Neste caso, vai tentar preencher os buracos com o mundo externo. O que por vezes é feito por meio dos bens materiais. Como não se sente abastecida internamente, tentará se abastecer com o que vem de fora. Porém, a satisfação logo passa, voltando novamente para a insatisfação crônica, como se a vida estivesse lhe devendo algo.

Outra consequência da falta de afeto é a baixa autoestima, fazendo com que a pessoa se submeta a vontade dos outros. Ou mesmo tenha dificuldades de se aproximar, confiar, por medo de se tornar dependente dos outros.

No entanto, a capacidade própria de lidar com as situações, ter relacionamentos saudáveis e o processo de psicoterapia podem aos poucos auxiliar a minimizar esse vazio, fazendo com que a pessoa consiga construir sua própria identidade, lidar com as frustrações, se abastecendo de recursos internos que a auxiliem a se acalentar.


Danieli Cristina Bonetti Marció
Psicoterapia de Orientação Psicanalítica para Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.
Avaliação Psicológica
Edifício São Lucas. Rua Coronel Santos Marinho, 190, centro. Sala 304. Xanxerê-SC
Planos de Saúde: AGEMED – GEAP – FUPS – BRADESCO – MEDISERVICE


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar