WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Saúde - 09 Jul 2018 12:20

Unidade móvel realiza mamografias e exames a partir desta segunda (9)

Por: Redação
Visualizações: 267
Unidade móvel realiza mamografias e exames a partir desta segunda (9) (Foto: Francieli Corrêa)

Começa, na tarde desta segunda-feira (9), a partir das 13h15min, o atendimento da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher. O caminhão está estacionado ao lado da Secretaria de Saúde, na Rua Coronel Santos Marinho, nº 116, no Centro. Uma equipe de três pessoas vai realizar mais de dois mil atendimentos até o dia 14 de setembro. Serão cerca de mil exames de mamografia digital (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos), mil exames de colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de 2,5 mil atendimentos em educação e saúde, tudo oferecido gratuitamente.

Na manhã de hoje foi realizada uma solenidade para a abertura dos trabalhos na unidade móvel, da qual participaram o vice-prefeito, Ivan Marques; o presidente da Câmara Lenoir Tiecher, a secretária de Saúde Irene Goralski, além da equipe do Sesc, vereadores e demais lideranças xanxerenses.

Segundo a coordenadora do projeto do Sesc, Crisciani Ninow, o caminhão contempla uma sala de mamografia com mamógrafo digital, sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica, banheiro e uma tenda aonde é feito toda a parte de acolhimento à paciente, para que ela consiga realizar o atendimento de uma maneira melhor. Sobre o atendimento de conscientização realizado em escolas, grupos de mulheres e de idosos, por exemplo, ela destaca a importância de levar o conhecimento e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.

- É preciso plantar a sementinha da educação em saúde, para que a população se sensibilize na questão do cuidado, na prevenção de doenças. Porque tem algumas mulheres que ainda não procuram esses exames e é muito importante realizá-los regularmente – destacou a coordenadora.

Os exames são resultado de uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, o Sesc, a Câmara de Vereadores e a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Segundo a secretária de Saúde do município, Irene Goralski, os exames de mamografia beneficiarão mulheres de 50 a 69 anos, porém a fila não parou de andar, e as mulheres de 40 a 50 anos estão fazendo o exame de acordo com o processo normal da rede, nas clínicas conveniadas.

- Com a parceria com a Câmara de Vereadores, nós vamos dar a continuidade dos exames, como nos casos em que se faz necessário realizar um ultrassom da mama. Com esse valor que a Câmara de Vereadores nos passou, a gente vai dar continuidade, para que a mulher possa fazer o tratamento dela por completo – explica.

Irene destaca que as mulheres que estão aguardando devem procurar a Secretaria para fazer a inscrição e realizar a mamografia pois, segundo ela, algumas não são contatadas pela secretaria pelo fato de terem mudado de telefone ou de endereço. O mutirão é aberto para as mulheres que estão na fila e para as que já estão há bastante tempo sem fazer o exame. Ela também frisa a importância de comparecer ao exame e retirar o resultado.

A vice-presidente da Rede Feminina de Xanxerê, Margarida Acadrolli, destacou em seu discurso a importância do diagnóstico rápido da doença para o sucesso do tratamento do câncer de mama, que exige uma abordagem bastante agressiva.

-  Na Rede Feminina a gente trabalha muito pela prevenção, sempre batalhamos por isso, porque depois que a pessoa é diagnosticada, o tratamento é muito agressivo e elas passam por uma situação muito difícil. Era um sonho conseguir mais mamografias, para que mais pessoas pudessem fazer o exame, e hoje estamos muito agradecidos – disse Margarida.

Por Francieli Corrêa

 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar