WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Comunidade, Educação, Eventos, Meio Ambiente - 17 Abr 2018 11:23

Unoesc Xanxerê sedia XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 378
Unoesc Xanxerê sedia XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo (Foto: Divulgação)

Para debater o tema “Solo, Água, Ar e Biodiversidade: componentes essenciais para a vida”, a Unoesc Xanxerê sedia a XII Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo, promovida pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. O evento organizado pela Unoesc, através do curso de Agronomia, conta apoio da Epagri, Unochapecó e UFFS Campus Chapecó.

A abertura, realizada no Clube Xanxerense neste domingo (15), contou com a palestra da Doutora Margarete Nicolodi destacando o tema “A noção mineralista e a fertilidade percebida pelas plantas cultivadas no solo no século XXI”.

Nesta segunda e terça-feira, tendo por local o anfiteatro da Unoesc, estão sendo apresentados trabalhos científicos na forma de pôsteres, mesas redondas e um painel, conferência, reuniões das sessões técnicas e assembleia geral, envolvendo pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação, agentes da assistência técnica pública e privada, bem como produtores rurais.

O tema principal do evento está fundamentado na premissa de que a qualidade do solo é alcançada mediante a integração dos diferentes componentes da vida. Solo, água, ar e biodiversidade são os pilares para a melhoria da produtividade e com isso, produzirmos alimentos de melhor qualidade e de forma sustentável.

Ressalta-se a importância de integrar o manejo e o monitoramento correto dos atributos químicos, físicos e biológicos do solo, com a finalidade de se produzir em um ambiente adequado e saudável, através do planejamento do uso da terra e o desenvolvimento de sistemas de manejo de solo mais adequados.

Ao longo da história, os estados de SC e RS se preocuparam com a preservação, conservação e melhorias do ambiente produtivo, sendo marcada pela presença de grandes profissionais e pesquisadores em diferentes áreas das ciências do solo.

O diretor do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e presidente da comissão organizadora da Reunião, enfatiza a importância do evento que reúne diversas palestras nesta segunda e terça-feira.

- Acreditamos que o evento se apresenta como um momento de integração para discussão desta temática pelos profissionais, buscando fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação - afirmou o professor Mauricio Vicente Alves, da Unoesc Xanxerê.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar