Valente aguarda fabricação de prótese para melhorar qualidade de vida - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade - 25 Nov 2016 08:01

Valente aguarda fabricação de prótese para melhorar qualidade de vida

Por: Leticia Faria
Visualizações: 1059
Valente aguarda fabricação de prótese para melhorar qualidade de vida Valente está em casa, com seus tutores, recebendo todos os cuidados (Fotos: Arquivo/Divulgação)

Lembra do Valente? Quem não lembra desse cão dócil que teve a maior sorte do mundo ao encontrar duas pessoas que, com todo amor e carinho, mantém os cuidados para que ele tenha qualidade de vida. Ivo e Simone Dohl abraçaram, literalmente, o animal e hoje vão por onde pode e, onde as condições financeiras permitem, para cuidar do Valente. O cão recebe acompanhamento médico, de especialista do Paraná e Rio Grande do Sul. Os cuidados com eles são enormes.

O problema apresentado na mandíbula de Valente é único no Brasil. O caso dele já foi apresentado em diversos congressos nacionais de odontologia veterinária.

- Hoje, o problema na mandíbula do cão Valente é único no país, devido sua condição e o local onde está a fratura com a falta óssea. Inclusive, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, Leonel Rocha, de São Paulo auxilia para encontrar a melhor solução. Os contatos com Leonel iniciaram logo após a constatação do grave problema no primeiro procedimento realizado em Chapecó, pelo veterinário Domingos Sobrinho, que ainda acompanha o caso – lembra o casal.


Cuidados especiais com Valente
Há pouco mais de um mês, Ivo e Simone estiveram em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para que Valente fosse avaliado.

- Como já sabíamos, foi informado que seu caso é grave e extremamente complicado. Seu planejamento cirúrgico é uma placa de titânio sob medida, com a retirada de um pedaço de osso da bacia, para fazer o enxerto ósseo e também tratamento com células-tronco.  A realidade é: tem como fazer? Sim! Vai dar certo? É uma tentativa – relata o casal de tutores de Valente.

Valente segue em casa, recebendo todos os cuidados para sua saúde, e também muito carinho.

- Valente está em casa, sob cuidados especiais, com troca de curativos e focinheiras de esparadrapo, três vezes ao dia, com medicação controlada. Esta semana foi preocupante, pois sentiu muita dor. Entramos em contato com as profissionais em Curitiba, que prontamente repassaram nova medicação de 12 em 12 horas, Cronidor (Tramal 40mg) e Dipirona gotas – relata.


Casal agradece pelos apoios
Em meio a tantos cuidados, os tutores de Valente têm recebido apoio da comunidade e profissionais.

- Agradecemos todos os médicos veterinários e equipe envolvidos para tentar dar uma qualidade de vida digna e melhor ao Valente. Também aos amigos, colegas, familiares conhecidos e muitas pessoas que nem conhecemos que estão nos ajudando, muito obrigado.
Só estamos conseguindo dar todo esse tratamento com o que há de melhor na medicina veterinária, com essa ajuda. Jamais aceitamos que a cirurgia seria por estética, tanto que todos esses profissionais jamais consideraram como tal, e sim tentar dar qualidade de vida ao Valente – finaliza.

Ajude
- Valente: família cria “vakinha online” para custear procedimentos do cão



Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar