WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Economia, Geral, Social - 11 Fev 2018 09:12

Veja como o comércio e supermercados irão atender no feriado

Por: Aline Tonello
Visualizações: 1461
Veja como o comércio e supermercados irão atender no feriado (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Ainda em abril de 2016, os vereadores atenderam a uma determinação do Ministério Público e aprovaram o projeto de extinção do feriado de carnaval em Xanxerê. Por conta disso, muitas pessoas têm dúvida sobre o que estará aberto ou fechado na próxima semana. A administração pública municipal decretou ponto facultativo para todos os setores nos dias 12 e 13 de fevereiro, mantendo escalas para os serviços essenciais, como na área da saúde. Já o comércio deve abrir normalmente e os supermercados também.

Conforme o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Xanxerê, Edson Marció, uma reunião foi realizada na manhã dessa quarta-feira (7) com os supermercadistas do município, que optaram por manter os estabelecimentos abertos na próxima semana e fechar no dia 27 de fevereiro, aniversário do município.

- Conversamos e acordamos que vai ser trabalhado normalmente no período de carnaval e que vai ser parado no aniversário do município, até porque o feriado é no meio da semana e isso não atrapalha tanto as vendas quanto se fosse no fim da semana. Não podemos garantir que todos os supermercadistas vão aderir a isso, mas a maioria deu parecer favorável hoje pela manhã – afirma Edson.

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Xanxerê, Odir José da Silva, o comércio em geral deve trabalhar normalmente no período, com exceção daquelas empresas que realizaram um acordo prévio com o sindicato com relação ao dia 13 de fevereiro.

- No ano passado o sindicato fez um acordo coletivo com várias empresas do comércio para que o dia de Carnaval fosse um dia de descanso para o tralhador. Esse acordo foi feito com as empresas de eletrodomésticos e algumas de comércio em geral como forma de compensar as horas trabalhadas no Natal. Então essas empresas do acordo vão fechar e as demais que optarem por não abrir nesses dias, vai ser por acordo entre a empresa e os trabalhadores. Não é ponto facultativo, não tem hora extra, é dia de trabalho normal. – explica Odir.

Ainda em dezembro do ano passado, o Ministério do Planejamento divulgou no Diário Oficial da União com relação aos feriados nacionais e pontos facultativos para 2018. Este ano serão nove feriados e cinco pontos facultativos. Segundo o Ministério, as datas deverão ser observadas pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

O calendário não inclui como feriado datas tradicionais como o Carnaval (12 e 13 de fevereiro), que é ponto facultativo, e Corpus Christi (31 de maio), também incluído como ponto facultativo.

Feriados nacionais
1 de janeiro (segunda): Confraternização Universal
30 de março (sexta): Paixão de Cristo
21 de abril (sábado): Tiradentes
1º de maio (terça): Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (sexta): Independência do Brasil
12 de outubro (sexta): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (sexta): Finados
15 de novembro (quinta): Proclamação da República
25 de dezembro (terça): Natal

Ponto facultativo
12 de fevereiro (segunda): Carnaval
13 de fevereiro (terça): Carnaval
14 de fevereiro (quarta): Quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14h)
31 de maio (quinta): Corpus Christi
28 de outubro (domingo): Dia do Servidor Público (Com informações G1)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar