WhatsApp
49 9 9964.1833
Cultura, Política - 08 Ago 2017 15:04

Vereador agradece apoio ao Projeto da Semana do Folclore

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 363
Vereador agradece apoio ao Projeto da Semana do Folclore (Foto: Divulgação)

Vereadores de Xanxerê aprovaram em segunda discussão e votação, o projeto de lei do Executivo 36/2017 que Institui a Semana do Folclore no município de Xanxerê. O evento vai integrar o calendário oficial do município e será comemorado, preferencialmente, na semana que contemple o dia 22 de agosto que é o Dia Nacional do Folclore.

As comemorações visam acrescentar cultura e história ao desenvolvimento do município. A coordenação, o planejamento e toda a organização até a execução em parceria com entidades e órgãos locais serão de responsabilidade da Secretaria de Educação e o Conselho Municipal de Política Cultural.

Pelo projeto, as atividades serão realizadas em escolas públicas e privadas, instituições culturais, praças, parques, clubes e associações, auxiliando na promoção da educação e cultura, além de contribuir com o calendário escolar, sempre valorizando a cultura, o potencial turístico, sendo ainda mais uma alternativa de lazer e aumento do movimento econômico do município.

Entre as atividades sugeridas na Semana do Folclore estão: peças teatrais, seminários, festivais, oficinas, exposições, amostras de músicas, contos e poesias, audições, leituras dinâmicas, danças, eventos gastronômicos, entre outros.

- O projeto recebeu apoio unânime dos vereadores pela aprovação, pelo que estamos agradecidos, pois estas atividades previstas objetivam envolver a comunidade e desenvolver a cultura local. Apresentamos a minuta de um projeto e efetuamos a indicação nº 137/2017 na Câmara, requerendo ao município a implantação da Semana do Folclore. Esperamos que todos os xanxerenses que apreciam e incentivam a cultura participem das atividades, pois foram pensadas com muito carinho. É um presente para as pessoas que gostam de tradição, o folclore e prestigiam a cultura local - finalizou o vereador Ricardo Lira da Costa, por meio da assessoria.


Programação da Semana do Folclore
A Semana do Folclore neste ano será celebrada com uma variada programação. Confira abaixo:

> Dia 8 de agosto (terça-feira) - espetáculo “Imagina Só”, com Paulo Freire e Josiane Geroldi no Museu do Milho, às 20h.

> Dia 14 de agosto (segunda-feira) - contador de histórias Ronival de Paula estará no Museu do Milho, às 20h para apresentar o dedo de prosa “nos tempos da Zona Véia”.

> Dia 21 de agosto (segunda-feira), das 18h30 às 19h, apresentação cultural da Associação Cultural Vozes da Campina, seguido do uso da Tribuna Popular na Câmara Municipal por Elirio Galeli. Na Sessão da Câmara, acontece a apresentação do Projeto de Lei que Institui o programa de proteção e promoção dos mestres e mestras dos saberes e fazeres das culturas populares.

> Dia 22 de agosto (terça-feira) - Dia Nacional do Folclore, às 19h acontece a cerimônia de abertura oficial da Semana do Folclore, tendo por local a sede da Câmara Municipal de Xanxerê. A programação contará com a apresentação do Grupo de Reis, exposição e palestra sobre presépios.

> No dia 23 de agosto (quarta-feira) - Sesc Xanxerê promove o evento “Folcloreando” a la Ricardo Azevedo. Um momento destinado à inserção na literatura deste escritor com vasta produção e registro da cultura popular brasileira, destacando vários causos do folclore brasileiro. Haverá duas sessões de cinema na sede da Câmara Municipal, às 9h e às 14h, ambas com duração de 60 minutos. A programação da Semana do Folclore também prevê o “Cinema Inclusivo” na Câmara Municipal, com os alunos da APAE em duas sessões de cinema, sendo uma às 9h e outra às 14h.

> Para os dias 24 e 25 de agosto está prevista a Feira do Folclore, coordenada pela secretaria municipal de educação, nas dependências da Câmara Municipal de Xanxerê.

> No encerramento da Semana do Folclore, dia 25, das 19h às 22h a atividade prevista é a Câmara Cultural “Prata da Casa”.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar