Vereador expõe critérios para alterar Cia da PM e Bombeiros em Batalhões - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Bombeiros, Polícia, Política - 08 Mar 2014 09:02

Vereador expõe critérios para alterar Cia da PM e Bombeiros em Batalhões

Por: Cristine Maraga
Visualizações: 26031

A possibilidade de transformar as Companhias de Bombeiros e Policia Militar de Xanxerê em Batalhões ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias. Uma reportagem do TUDOSOBREXANXERE.com.br expôs o assunto novamente quando o vereador Ivan Marques (PSD) esteve em viagem a Florianópolis para tratar do assunto. Diversos segmentos políticos locais, deputados estaduais, associações comerciais e outros segmentos da sociedade civil organizada têm se mobilizado pedindo ao governo estadual a mudança de status das Companhias.

Em busca de mais informações sobre a diferença entre as estruturas e a motivação para essas mudanças, a reportagem conversou novamente com o vereador. Conforme Marques, uma companhia é um tipo de unidade militar, composta por entre 60 e 100 militares. Tradicionalmente ela é comandada por um capitão.

Já um batalhão é uma unidade militar constituída por duas ou mais companhias, sendo tradicionalmente comandada por um coronel, tenente-coronel ou um major. Nesse caso, o efetivo médio que pode ir de 100 a 400 militares.

O vereador xanxerense, que é ex-militar, explica que embora as diferenças sejam grandes entre duas estruturas, de uma forma resumida, os Batalhões são estruturas maiores, com maior autonomia e principalmente com um efetivo maior.

- Espera-se que os Batalhões possuam muito mais soldados que as Companhias. Isso é o que nos interessa nesse momento em que estamos bastante preocupados com a segurança pública e atendimento a nossa população – diz o vereador.


Distribuição dos Batalhões pelo Estado
A PM possui em Santa Catarina 27 batalhões de policiamento de área e mais sete guarnições especiais. Já o Corpo de Bombeiros possui um total de 13 batalhões espalhados pelo Estado (veja na imagem abaixo).


Na região Oeste, a Polícia Militar tem batalhões em Curitibanos, Herval d’Oeste, Concórdia, Caçador, Chapecó e São Miguel do Oeste. Já os Bombeiros têm status de Batalhão somente em Curitibanos, Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste.

No caso de Xanxerê, tanto a Companhia de Bombeiros como a PM estão subordinados aos Batalhões de Chapecó. O 2º Batalhão de Polícia Militar, de Chapecó, atende 41 municípios. Já o 6º Batalhão de Bombeiros Militar atende 54 cidades. Os números, conforme Marques, são superiores a média estadual que é de 15 municípios para a PM e 22 para os Bombeiros.


Projeto para a criação de Batalhões da PM
A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) entrou com um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa para a criação de mais três batalhões PM na região Oeste. Luciane questiona os critérios adotados para a distribuição dessas unidades no Estado.

- Há priorização das demais regiões em detrimento do Oeste. Há o 27º Batalhão de São Francisco do Sul que atende cinco municípios e uma população de 105 mil habitantes. O 23º BPM de São Bento do Sul atende apenas três municípios e pouco mais de 126 mil moradores e outros três municípios com um total de 78 mil habitantes são atendidos pelo Batalhão de Biguaçu. Por outro lado, há as Guarnições Especiais a exemplo da de Laguna que atende 51 mil habitantes e a de Imbituba com 76 mil habitantes de quatro municípios. Não estamos dizendo que essas regiões não merecem investimentos, mas estamos pedindo igualdade para o Oeste do Estado – disse a deputada em seu site.

Caso Xanxerê tenha transformado para o status de Batalhões Bombeiro e PM a cidade de Xaxim também será beneficiada, pois seria elevado de Pelotão para Companhia nas duas instituições.


Números que justificariam transformação em Batalhões
Ivan Marques argumenta que algumas cidades e regiões com população menor e com números de municípios menores têm esse status. Nos quadros abaixo, é possível perceber cidades menores em população e que foram transformadas em Batalhões.


- Não importa o critério, se político ou técnico, mas Xanxerê deveria ter batalhões - conclui o vereador.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar