WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade
Comunidade, Economia, Geral, Social - 05 Set 2017 09:31

Vereador pede revisão do censo demográfico do IBGE para Xanxerê

Por: Aline Tonello
Visualizações: 707
Vereador pede revisão do censo demográfico do IBGE para Xanxerê (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

No final de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no Diário Oficial da União uma estimativa populacional para todo o país com data de referência de 1º de julho. Conforme o censo, estima-se que o Brasil tenha 207,7 milhões de habitantes e uma taxa de crescimento populacional de 0,77% entre 2016 e 2017, um pouco menor do que a taxa 2015/2016 (0,80%). Já Xanxerê teria tido um crescimento populacional de 1,39%, passando de 49.057 para 49.738 habitantes. O resultado anunciado pelo IBGE fez com que o vereador Luiz Augusto Ceni questionasse o dado e pedisse revisão do censo para o município.

Conforme a alegação do vereador, durante a sessão da Câmara da segunda-feira (4), ao atingir ou ultrapassar os 50 mil habitantes, Xanxerê terá direito a mais recursos para todas as áreas e poderá ser mais beneficiada principalmente no setor habitacional.

- Eu estive conversando com diversos profissionais, principalmente da área da habitação, e todos concordam que o município já ultrapassa os 50 mil habitantes, ao contrário do que aponta esse censo. Por isso eu peço para que esse dado seja reavaliado. Se isso se confirmar, Xanxerê só tem a ganhar porque hoje, com registro de menos de 50 mil habitantes, não tem os mesmos benefícios que os que tem 50 ou mais e aí, por pouco mais de 200 habitantes, se perde uma série de benefícios, inclusive na habitação com o programa Minha Casa Minha Vida, que por não atingir os 50 mil habitantes o subsídio é menor e o sonho de muita gente de ter a casa própria vai por água abaixo – argumentou Luiz Augusto.

O vereador apresentou uma moção de apelo ao IBGE para que seja realizado novo estudo populacional em Xanxerê, haja visto que os censos demográficos realizados nos municípios e em todo o Brasil constituem fontes de referência imprescindíveis para o planejamento de políticas públicas. A moção foi apoiada por todos os vereadores e aprovada por unanimidade. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Charles Rabaiolli, também acredita que Xanxerê já tenha alcançado a marca de 50 mil habitantes.

- Xanxerê teve um crescimento populacional, em nossa região poucas cidades crescerem nesse índice. Crescemos mais que Concórdia, por exemplo, que teve um aumento populacional de apenas 0,76%. Infelizmente não temos a contagem exata da população e sem previsão de realização de novo censo. Acreditamos que Xanxerê já tenha sim alcançado a faixa de 50 mil habitantes e, quando esse reconhecimento ocorrer, o município entrará em programas com faixas melhores de recursos e isso é importante para manter programas sociais e demais programas do Governo Federal – finaliza o secretário.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar