WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Habitação - 19 Out 2017 12:51

Vereador propõe implantação do IPTU Verde em Xanxerê

Por: Aline Tonello
Visualizações: 950
Vereador propõe implantação do IPTU Verde em Xanxerê (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Na sessão dessa quarta-feira (18), o vereador Luiz Augusto Ceni (PSD) apresentou uma indicação para que a Prefeitura de Xanxerê implemente o projeto IPTU Verde. A ideia é de Salvador, na Bahia, e incentiva empreendimentos imobiliários residenciais, comerciais, mistos ou institucionais a realizarem e contemplarem ações e práticas de sustentabilidade em suas construções. Para isso, oferece descontos diretamente no IPTU de acordo com suas realizações e pontuação em um programa de certificação sustentável.

O IPTU Verde segue uma lógica de certificação para edificações que investirem em tecnologias sustentáveis em seus projetos de construção ou reforma. A aplicação dessas tecnologias soma pontos, e esses pontos e tecnologias somados classificam os empreendimentos em três categoria e cada uma concede um percentual de desconto no IPTU, que varia de 5% a 10%.

- Esse projeto concede desconto ao cidadão que realizar ações sustentáveis nas edificações. É um programa de Salvador e que ganhou vários prêmios por tratar da eficiência das alternativas energéticas nas áreas residências e da sustentabilidade. Então, eu estou encaminhando uma cópia anexada a essa indicação para que a administração avalie como funciona esse projeto e peço que todos os colegas vereadores apoiem essa iniciativa – destacou o vereador Luiz Augusto.

De acordo com o manual do projeto, as tecnologias são reunidas em grandes grupos: gestão sustentável das águas, eficiência e alternativas energéticas, projeto sustentável, bonificações e emissões de gases de efeito estufa. As iniciativas percorrem esses grupos e vão desde o reaproveitamento de águas cinzas, passando pela implementação de teto verde e indo até a implantação de captação de energia a partir do sol e dos ventos. São 63 possibilidades de pontuação.

A indicação foi subscrita por todos os legisladores e aprovada por unanimidade. Ela será encaminhada para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e ao Departamento de Tributação da Prefeitura de Xanxerê.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar