Veterinários da Cidasc se reúnem em Xanxerê para semana de capacitação - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Agricultura, Comunidade, Geral, Rural, Social - 02 Abr 2019 11:08

Veterinários da Cidasc se reúnem em Xanxerê para semana de capacitação

Por: Aline Tonello
Visualizações: 465
Veterinários da Cidasc se reúnem em Xanxerê para semana de capacitação O curso teórico ocorre no auditório da ADR de Xanxerê (Fotos: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

Até esta sexta-feira (5) mais de 50 profissionais da Companhia Integrada de desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) estão em Xanxerê para uma semana de capacitação para alinhamento de questões técnicas e procedimentos. São representantes de 19 regionais do Estado que participam de aulas teóricas e práticas visando a melhoria e padronização dos serviços prestados pela Companhia.

A capacitação iniciou ontem (1º). Nesta terça-feira (2), a presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi, participa do evento. Segundo ela, Xanxerê foi escolhida para receber a capacitação pela facilidade em se realizarem as aulas práticas com os veterinários, que trabalham, especialmente, sobre doenças que podem acometer os rebanhos e revisão da legislação.

- Com relação às doenças, precisamos ter uma vigilância constante, por isso a importância de fazer reciclagem dos sintomas e consequências, ser ágil na tomada de decisões, localizar a origem, tomar medidas e evitar aparecimento ou disseminação que cause prejuízos sanitários e econômicos para o estado. Na parte de legislação, muitas mudanças ocorreram e também estão tramitando, e isso precisa ser estudado – comenta Luciane.

Metas para 2019
Conforme a presidente da Cidasc, a Companhia passa por reestruturação organizacional neste ano e a intenção é retomar as negociações para a contratação de mais veterinários para as regionais que estão defasadas.

- Temos algumas regionais em situação delicada, Xanxerê não seria a mais crítica, mas obviamente temos que rever algumas vagas e reforçar algumas barreiras e buscar solução para esse problema. Mas aqui tem uma equipe muito comprometida, o pessoal que veste a camisa realmente e temos que dar apoio e continuidade a essas atividades – disse.

Outro foco em 2019 é o fortalecimento dos programas sanitários com destaque para manter o certificado de estado livre de febre aftosa sem vacinação.

- Somos área livre sem vacinação, porém a gente sabe que outros estados já estão se organizando, existe um programa do Ministério da Agricultura para retirar a vacinação em todo o país até 2026 então temos essa preocupação no futuro com possíveis ingressos de animais sem vacinação e temos que ter esse cuidado. Por isso a importância de reforçar as barreiras sanitárias da Cidasc e estruturá-las – explica.

A presidente ainda pontua que será trabalhado tirar abatedouros da clandestinidade, implantar o selo regional para alguns produtos de origem animal de forma a valorizar os produtores locais e fiscalização do uso de agrotóxicos nas lavouras e como o produto chega ao consumidor final.

Na parte de educação sanitária, a Cidasc visa a ampliação do Programa Sanitarista Júnior, implantado em algumas escolas, e também o trabalho com universitários das áreas de medicina veterinária, agronomia e zootecnia para que já haja ciência da importância da inspeção desde a faculdade. Com os produtores rurais manter a atualização de procedimentos e a importância da organização nas propriedades.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar