WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Social, Trânsito, Turismo - 29 Mai 2018 08:04

Viagens de ônibus para outros municípios são afetadas pela paralisação

Por: Redação
Visualizações: 499
Viagens de ônibus para outros municípios são afetadas pela paralisação (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Por conta da falta de combustíveis, causada pela paralisação dos caminhoneiros, empresas de transportes terrestres de passageiros estão tendo que se readequar para continuar a prestação de serviços. Nos sites e redes sociais das empresas há comunicados avisando sobre as medidas que as mesmas tomaram diante da greve, assim como orientação para que os passageiros consultem com antecedência a disponibilidades de linhas e horários.

A Catarinense disponibilizou em seu site a lista de linhas que sofreram alterações ou foram canceladas, e informa que durante o período da greve embarcará somente bagagens de uso pessoal e sem fim comercial. A racionalização de circulação em linhas foi uma forma encontrada por empresas como a Unesul e o Grupo Reunidas para economizar combustível e garantir que todas elas possam continuar a ser atendidas.

- Estamos operando com uma redução de, aproximadamente, 35% a 40% das linhas e otimizamos horários. Horários diretos nós colocamos junto com horários pinga pinga. E fizemos a relocação de alguns passageiros em relação a horários. Quando o ônibus não está cheio, a gente coloca esses passageiros em outro ônibus. Na sexta-feira (25) a nossa redução de viagens tinha sido em torno de 25% e agora já aumentou. A redução prevista para hoje gira em torno de 35% a 40% - afirmou o advogado do Grupo Reunidas, Vinícius Marins.

Marins não descarta a possibilidade de a empresa parar totalmente os seus serviços caso acabe o diesel o que, segundo ele, levaria a uma “pane seca”.

- Estamos tentando nos prevenir da melhor forma possível. Porém, agora, nem em postos de terceiros e nem nos nossos a gente tem estoque de diesel. A nossa previsão é diminuir gradativamente e esperamos que a situação volte a se normalizar. Mas eu não posso precisar o dia em que a empresa, por ventura, venha a parar – declarou.

A assessoria de imprensa da empresa de viação Unesul falou que está sendo realizada uma racionalização de circulação devido à falta de combustível e afirmou que, até o momento, nenhuma linha da empresa está sem ônibus. Além disso, os horários estão sendo ajustados conforme a necessidade, a disponibilidade de combustível e a quantidade de passageiros. Tais medidas estão sendo tomados desde sexta-feira (25).

- Como tem pouco combustível, localidades que são servidas por duas linhas, uma muito próxima da outra, a gente acaba reduzindo uma linha. Por exemplo, se um ônibus sai de Porto Alegre para ir até Iraí e outro sai para ir a Xanxerê, mas passa por Iraí, então este que vai a Xanxerê leva os passageiros que vão a Iraí. Quem diz exatamente como está operando neste momento - porque isso vai se ajustando a medida de que se conseguindo combustível - é a nossa loja aí de Xanxerê. As regionais da empresa informam para as rodoviárias como está a situação e cada regional vai atendendo a sua região conforme as suas necessidades – explicou a assessoria.

Ambas as empresas orientam que os passageiros que vão viajar de ônibus entrem em contato antes, seja nos guichês ou por telefone, para confirmar o horário e se a viagem vai acontecer, pois podem ocorrer mudanças no decorrer do dia em relação a grade de horários.

Por Francieli Corrêa


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar