Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase: saiba o que é, os sintomas e como se cuidar - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Saúde - 27 Jan 2013 09:09

Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase: saiba o que é, os sintomas e como se cuidar

Por: Leticia Faria
Visualizações: 2194
Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase: saiba o que é, os sintomas e como se cuidar Francis Mara é enfermeira da Vigilância Epidemiológica e explica a ação sobre a hanseníase

Este domingo (27 de janeiro) é lembrado como Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Como forma de alertar, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica percorreu todas as unidades de saúde, além de farmácias e laboratórios de Xanxerê, levando informações aos pacientes e profissionais, durante a última sexta-feia (25). Em cada Posto de Saúde, são fixados cartazes informativos, além de distribuição de folders.

Você sabe o que é hanseníase? É uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, podendo variar de dois e até mais de dez anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Francis Mara Zago Pegoraro, lembra sobre o trabalho de conscientização.

- Não estamos informando apenas os pacientes que encontramos nas unidades de saúde, mas também os profissionais. É um trabalho de conscientização, onde entregamos folders, colocamos cartazes nas unidades e conversamos sobre a doença – explica.

Hoje, em Xanxerê, existem três pacientes em tratamento. A enfermeira lembra que Xanxerê não é uma região endêmica e, considera a quantidade de pessoas com a doença baixa, se comparada a população, que se aproxima dos 45 mil habitantes.

- O Brasil está em segundo lugar na taxa de hanseníase. Cada município é responsável pelo tratamento do paciente, feito de forma gratuita, pela atenção básica de saúde. É importante que seja feito o diagnóstico precoce – alerta a enfermeira.


image

Saiba mais sobre a Hanseníase.

Como se transmite:

por meio das vias respiratórias (tosse e espirro). A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso. A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não é necessário separar as roupas, os pratos, os talheres e os copos.

Como saber se está com a hanseníase:

olhe para o seu corpo e procure observar, nos braços e mãos, nas pernas e pés, no rosto, nas orelhas, nas costas, nas nádegas, os sinais e sintomas da doença.

Sintomas:

uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à for e ao tato; caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; engrossamento do nervo que passa no cotovelo, levando à perda da sensibilidade e/ou diminuição da força do quinto dedo; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés; áreas com diminuição dos pêlos e do suor; cortar-se ou queimar-se sem sentir dor.

É importante lembrar que o paciente com a doença não precisa se afastar do convívio social. Além disso, familiares próximos devem procurar a unidade de saúde do bairro para a segunda dose da vacina BCG, conforme orientação médica.

Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase: saiba o que é, os sintomas e como se cuidar Francis Mara é enfermeira da Vigilância Epidemiológica e explica a ação sobre a hanseníase

Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar