WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Social - 12 Mai 2017 15:45

Violência sexual infantojuvenil: tema será discutido em seminário

Por: Alessandra Villani
Visualizações: 530

Para lembrar o dia 18 de maio, que foi instituído em 1973 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil, o Fórum Municipal pelo fim da violência e exploração sexual infantojuvenil de Xanxerê irá realizar na próxima segunda-feira (15), no anfiteatro da Unoesc, um seminário com o objetivo de capacitar os profissionais do município, que atuam com crianças e adolescentes sobre a necessidade de identificar, denunciar e atender adequadamente os casos de violência e exploração sexual.

A programação, que inicia às 8 horas, será aberta para professores da rede pública de ensino, agentes de saúde, pastorais sociais, assistentes sociais, psicólogos, e acadêmicos de Xanxerê. O seminário também busca o fortalecimento das organizações governamentais, não governamentais e da sociedade como um todo, no sentido de evitar que este panorama continue tomando proporções alarmantes.

O seminário contará com palestra da sargento Tânia Guerreiro da Polícia Militar do Paraná, que acontecerá na parte da manhã. Já na parte da tarde irão palestrar o psicólogo e professor do curso de Psicologia da Unoesc Xanxerê, Fábio Augusto Lise e o médico legista do Instituto Geral de Perícias, Marco Antônio Scirea Tesseroli que abordarão o tema “Violência Sexual em Crianças e Adolescentes”.

Conforme a presidente do Fórum pelo fim da violência e exploração sexual infantojuvenil de Xanxerê, Alvaneve Fátima Moretto, já são 800 pessoas inscritas para participar do seminário e a estimativa é que cerca de 850 pessoas se façam presentes para assistir às palestras. Ela explica sobre a origem do dia 18 de maio, que levou às discussões sobre o tema da violência sexual contra crianças e adolescentes.

- Essa data começou a ser lembrada em 1973 nacionalmente em virtude de um crime que aconteceu na cidade de Vitória, no Espírito Santo que chocou todo o país. A partir daí começaram a ser criados movimentos de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. No ano de 1998 esse movimento começou também aqui em Xanxerê e a partir de então acontece todos os anos. Por muitos anos se fez o dia do abraço e esse ano resolvemos fazer esse seminário para trabalhar com as pessoas que trabalham direto com crianças e adolescentes – explica.

O evento é organizado pelo Fórum Municipal, que é composto por entidades governamentais e não governamentais. Para o Seminário o Fórum conta com a parceria de entidades como o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Acix, Amora Silvestre, City Hotel, Corpo de Bombeiros, Beto Propagandas e Unoesc.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar