WhatsApp
49 9 9964.1833
Agricultura, Comunidade, Economia, Rural - 14 Set 2018 08:00

Visita técnica avalia aplicação de recursos do SC Rural em Xanxerê

Por: Redação
Visualizações: 1014
Visita técnica avalia aplicação de recursos do SC Rural em Xanxerê Visita aconteceu na tarde de ontem em duas propriedades de Xanxerê (foto Joimara S.Camilotti/TSX)

Uma equipe do programa SC Rural, acompanhada por técnicos da Epagri de Xanxerê, esteve, na tarde da quinta-feira (13), visitando propriedades beneficiadas pelo programa no município. Com os recursos, financiados através do Banco Mundial, foi possível construir unidades de produção, onde as famílias podem aumentar a produção e a renda.

As unidades precisam respeitar as normas e, para tanto, a visita dos técnicos é necessária e faz parte de uma exigência do órgão fiscalizar, a fim de verificar se os valores foram devidamente aplicados e feitos conformes o solicitado. A família Batistella, que reside na Linha São Lourenço, interior de Xanxerê, foi uma das propriedades visitadas. Mãe e filha trabalham com panificados, geleias e grãos e estão há seis meses fabricando na unidade de produção construída.

- Estamos indo em todas as regiões verificando se é necessário complementar alguma coisa nas unidades. O Banco Mundial se surpreendeu com Santa Catarina, o programa não tem o resultado tão bom como tem em Santa Catarina, onde os índices de problemas são muito baixos. Estamos satisfeitos e sorteamos algumas propriedades para fazer essa visita, para verificar o que pode ser incluído em um novo programa – disse o gerente técnico do SC Rural, de Florianópolis, André Ricardo Poleto.

Além da família Batistella, a propriedade da família Rebelatto também recebeu a visita. Para o gerente do SC Rural, a avaliação da propriedade dos Batistella é muito positiva e ele saiu de lá satisfeito.

- É um empreendimento bem interessante que vai ter sucesso. A agricultura familiar em Santa Catarina é quase 90% e necessita de investimentos para que permaneça e cresça, por isso que é importante a gente ver uma jovem tomando as rédeas do negócio como aqui - frisou.

A jovem em questão é Indiamara Batistella, 17 anos, clara e o objetiva no que quer: permanecer no campo produzindo. Ela e a mãe, Neiva Cecatto Batistella, contam até com um cronograma semanal de produção para dar conta do trabalho.

Além dos panificados como pães, bolachas e massas que, inclusive, são destinados à merenda escolar do município, elas investiram em outro produto, a fabricação de geleias. São rigorosas quanto a qualidade do produto oferecido e, assim, a produção é feita com frutas plantadas na propriedade. Também buscam sempre oferecer uma novidade. Além das sempre pedidas geleias de figo e uva, elas inovam, indo do figo com nozes, pimenta com abacaxi, até o último lançamento, a geleia de jamelão, uma fruta com cheiro de melão e formato de melancia.

Para Indiamara, a construção da unidade de produção auxiliou a família e fez com que pudessem produzir mais e, posteriormente, vender os produtos na Feira da Agricultura Familiar.

- A ideia de nós termos uma unidade própria de produção surgiu através da Epagri. Fomos conhecer o programa SC Rural, que facilitou a construção da unidade para nós. Isso serviu como uma iniciativa maior, porque já fazia muito tempo que nós estávamos correndo atrás, mas se consegue tudo aos poucos. Com o programa, vários produtores também conseguiram a própria unidade e assim damos andamento a produção – disse.

Por Joimara S.Camilotti


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar