WhatsApp
49 9 9964.1833
Publicidade - 09 Mar 2018 08:03

Você vai levar o bebê de volta para o hospital?

Por: Aline Tonello
Visualizações: 277

A cegonha vai vir buscar o bebê? A chegada de um novo bebê envolve a necessidade de um período de ajustamento, trazendo implicações emocionais tanto para os pais e principalmente para as crianças que terão que lidar com a chegada do irmão.

No período gestacional ocorre uma ruptura na relação mãe-pai-criança, que se intensifica após o nascimento do bebê. Nesse momento, os pais tendem a ficarem mais sensíveis às necessidades primárias do bebê e dirigem seu interesse para os cuidados deste, não estando mais tão disponíveis para o primogênito quanto antes.

Neste período a criança pode apresentar mudanças de comportamento associadas ao turbilhão de fantasias presentes. Pode ser que não queira sair de perto dos pais ou mesmo pode querer impedir que alguém se aproxime do irmãozinho, ter momentos regressivos a exemplo de voltar a urinar na cama, chorar, ficar triste, demonstrar sinais de que está revoltada com a situação, ter dificuldades para dormir (pesadelos), perder o apetite, querer agredir-se ou agredir alguém, dentre outros.

Diante disso com o auxílio dos pais a criança necessitará aos poucos lidar com a ideia de que deixou de ser única e também com os sentimentos de amor, ódio, ciúme, inveja dentre tantos ativados mediante a chegada do bebê.

Importante que em meio a todas as modificações na rotina, os pais ainda encontrem alguns momentos para ficar com o filho mais velho, para que ele perceba aos poucos que a chegada do bebê não impede que ele continue a ser amado.

A psicoterapia também pode auxiliar a família a lidar com a chegada do bebê.

Danieli Cristina Bonetti Marció
Atendimento para Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.  (Psicoterapia de Orientação Psicanalítica)
Avaliação Psicológica
Edifício São Lucas. Rua Coronel Santos Marinho, 190, centro. Sala 304. Xanxerê-SC
Planos de Saúde: AGEMED – GEAP – FUPS – BRADESCO.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar