WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Geral, Social - 06 Mar 2018 13:48

Workshop vai trabalhar a confecção de projetos para editais de cultura

Por: Aline Tonello
Visualizações: 796
Workshop vai trabalhar a confecção de projetos para editais de cultura (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Desde a aprovação do Sistema Municipal de Cultura, no ano passado, o Departamento de Cultura de Xanxerê e o Conselho Municipal de Política Cultural promovem diversas reuniões com o intuito de integrar todos os envolvidos no processo e desenvolver o Plano Municipal de Cultura. A próxima ação será nos dias 13 e 14 de março, quando ocorrerá o Workshop de Projetos. O encontro vai ser no auditório da prefeitura de Xanxerê, das 18h30min às 22h30min nos dois dias.

O momento será para capacitação sobre adequação de projetos culturais conforme editais de linguagens, que estavam previstos para serem lançados durante o I Fórum de Cultura, realizado no final de fevereiro. Porém, o lançamento aguarda a revogação da antiga lei de cultura por parte da Câmara de Vereadores, o que deve ocorrer na próxima semana, e o lançamento será feito na sequência.

- Assim que for aprovado o declínio da lei antiga, porque a gente não pode lançar um documento com base em duas leis, a gente vai fazer o lançamento do edital de linguagens, que vai destinar R$ 140 mil para 16 projetos culturais. Então não vai mais ser como antigamente, que as pessoas tinham que fazer o projeto, passar pela comissão e fazer captação de recursos. Agora faz o edital e, se for aprovado, vai receber o recurso imediatamente. Mas para isso a pessoa tem que saber fazer o projeto direitinho. E esse workshop vai ensinar todos a fazer projeto para adequar dentro do edital – explica a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Duani Dinara Dervanoski.

Além do workshop, na oportunidade também será desenvolvida a segunda parte do Plano Municipal de Cultura. A primeira parte foi realizada durante o I Fórum de Cultura, e agora serão reunidas todas as informações que foram solicitadas naquele encontro para fazer o mapeamento do cenário xanxerense com relação as expectativas do que vai ser feito pela cultura nos próximos dez anos, além de levantamento e cadastramento de pessoas.

- Lá no fórum percebemos que não tinham tantas pessoas participando, então cada representante de setor ficou responsável por fazer um levantamento e levar para essa segunda parte. Nós queremos reforçar que todos os interessados e envolvidos pelo setor de cultura do município participem de todas essas ações que estão sendo promovidas. Tudo isso é para esclarecer dúvidas, explicar como vai funcionar daqui em diante, ensinar o que deve ser feito e como deve ser feito e planejar a cultura do município para os próximos dez anos. Então o momento de participar e se manifestar é agora, enquanto esse processo está em construção – frisa Duani.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar