Xanxerê estuda a implantação de colégio cívico-militar - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Educação, Geral - 24 Mai 2019 16:14

Xanxerê estuda a implantação de colégio cívico-militar

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 490
Xanxerê estuda a implantação de colégio cívico-militar (Foto: Ascom/Prefeitura de Xanxerê)

A Administração Municipal de Xanxerê recebeu nesta semana a proposta de implantação de um colégio cívico-militar no município. A ideia foi levada até o prefeito Avelino Menegolla (PSD) pelo comandante do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, tenente-coronel Walter Parizotto, juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, coronel Edupercio Pratts, e o com o comandante da região que compreende do Meio-Oeste e Oeste, coronel Adriano.

A iniciativa de criar mais colégios com essa forma de ensino no país é do Governo Federal, que através do Ministério da Educação (MEC) criou, em janeiro deste ano, a Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares (Secim). Segundo o MEC, o objetivo de criar novos colégios cívico-militares é democratizar o ensino oferecido pelas escolas militares do Brasil e resgatar a disciplina e a organização, principalmente nas escolas públicas de maior vulnerabilidade social.

- Para que ocorra esse colégio cívico-militar é preciso do apoio da prefeitura, que precisa desejar isso, e precisa do apoio de uma corporação militar do estado. Nas capitais e em algumas cidades principais o Exército fará isso. Com relação às cidades dentro do Estado isso será feito em parceria com os Corpos de Bombeiros e com as Polícias Militares. O Corpo de Bombeiros está tomando essa iniciativa, a pedido do governador, mas é algo em parceria com a Polícia Militar – explicou Parizotto.

Nesse modelo de escola, a gestão da organização didático-pedagógica deve continuar sendo desempenhada pelos professores civis e a gestão administrativa passa a ser feita pelos militares. Segundo Parizotto, a visita à prefeitura foi para apresentar o projeto, que precisa ser estudado e aceito pelo município, para só depois poder iniciar o processo de criação do colégio.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar