WhatsApp
49 9 9964.1833
Economia, Geral, Social - 13 Jan 2018 16:05

Xanxerê deve implantar o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae

Por: Aline Tonello
Visualizações: 272
Xanxerê deve implantar o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae (Foto: Arquivo/Tudo Sobre Xanxerê)

Visando o crescimento socioeconômico de Xanxerê, a administração municipal estuda a implantação do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae. O programa visa promover o desenvolvimento sustentável com a implantação de políticas em diversos eixos, incentivando o empreendedorismo desde as escolas até na gestão profissional a fim de alavancar os resultados da administração pública.

O Cidade Empreendedora disponibiliza pacotes de soluções para os municípios interessados em transformar a situação em que se encontram, permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios. São oferecidos três pacotes com uma série de soluções impactantes, cada uma formatada para atender os diferentes municípios catarinenses dentro da realidade e necessidade. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Xanxerê, Charles Rabaiolli, a administração optou pelo pacote Premium, com 25 soluções.

- Estamos analisando a proposta junto ao Sebrae. Escolhemos a linha que oferta 25 soluções para a administração, com inclusão do programa nas escolas, criação da sala do empreendedor, desburocratização, treinamento e consultoria para agentes internos prefeitura no que se refere ao fomento ao empreendedorismo e a questão de subsídios, as pessoas vão poder buscar auxílio na Prefeitura. Já acertamos a questão financeira e estamos na iminência de assinar o contrato, aguardamos o parecer favorável do setor jurídico e o retorno do prefeito Avelino Menegolla para retomar as negociações – explica Charles.

O secretário destaca que o fato de o programa ser a longo prazo é importante para alcançar resultados efetivos ao invés de apenas se buscar soluções paliativas.

- É importante que Xanxerê esteja inserida nesse sistema com empresas sérias. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico vai acompanhar esse projeto a longo prazo, planejamento que é essencial para a questão socioeconômica do município. Inclusive vai ser nos oportunizado a participação em encontros estaduais relacionados a isso e vamos fazer tudo na expectativa do município crescer no movimento econômico de Santa Catarina – afirma. 

Ênio Alberto Parmegiani, coordenador regional Oeste do Sebrae/SC, destaca que o foco do programa em Xanxerê é apoiar o desenvolvimento pleno e sustentável, trazendo grandes benefícios ao município.

- O município que adere ao Programa Cidades Empreendedoras recebe soluções renomadas e exitosas do Sebrae que permitem não somente o apoio ao processo de gestão, mas também o planejamento a médio e longo prazo. Para Xanxerê, nesse conjunto, serão implementadas ações para os atores de desenvolvimento, as pessoas do executivo que atuam frente a essas demandas, além da revisão do processo de desburocratização visando dar agilidade na abertura e fechamento de empresas e atendimento às necessidades dos negócios em geral. Também vai ser preparada a equipe técnica que faz as compras governamentais e os pequenos negócios locais para que estejam aptos para se tornarem fornecedores – comenta Ênio.

Segundo ele, o município também vai receber um planejamento estratégico de gestão, que vai exigir a participação de todos os setores de Xanxerê, e maior suporte para o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que trabalha educação empreendedora com alunos das escolas municipais.

- Todas essas ações e muitas outras fazem parte do programa e o detalhamento de como vai funcionar a aplicação das estratégias será divulgado com a assinatura do contrato com o município, o que deve ocorrer em breve – finaliza Ênio.


c


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar