WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Geral, Tempo - 08 Jun 2018 08:38

Xanxerê tem a madrugada mais gelada dos últimos dias

Próximos dias devem ser de frio intenso
Por: Redação
Visualizações: 940
Xanxerê tem a madrugada mais gelada dos últimos dias (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

A madrugada desta sexta-feira (8), em Xanxerê, foi a mais gelada dos últimos dias. Ainda pela manhã é possível ver a geada nos quintais, campos e canteiros. E a tendência é que continue assim, já que a previsão para os próximos dias é de temperaturas bastante baixas, devido a uma massa de ar frio que ganha força na região Sul do país. De sábado (9) para domingo (10) há possibilidade de chuva e consequentemente diminuição do frio, porém, já no início da próxima semana, os dias gelados devem voltar.

Segundo a Defesa Civil, nesta sexta (8) as temperaturas ficaram negativas em 16 municípios monitorados, espalhados pelo Planalto Sul, Planalto Norte e Meio Oeste. A menor delas foi em São Joaquim com -3,4ºC. No Meio Oeste e Planalto Norte as menores foram de -1,7ºC igualmente em Ponte Alta do Norte, Monte Castelo, Água Doce e Caçador. No Litoral o frio foi o mais forte do ano em alguns municípios. A capital foi um exemplo, com mínima de 4,3ºC. Também fez muito frio em Criciúma com 3,2ºC e Itapoá 3,6ºC. No Vale do Itajaí a mínima se deu em Rio do Campo com 1,5ºC. No Oeste, a menor delas foi de 1,2ºC em Xanxerê.

Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, foi emitido um alerta de temperatura baixa e geada nas áreas altas do Estado. O frio deve se intensificar no Oeste, planalto, Vale do Itajaí, grande Florianópolis, região serrana e litoral sul. Existe a possibilidade de formação de geada nas áreas mais altas e temperaturas próximas de zero, como é o caso de Xanxerê. Diante dessa previsão, Peri faz alguns alertas quanto a necessidade de cuidados maiores com pessoas mais vulneráveis e com os animais. 

- A gente recomenda que os agricultores recolham seus animais, no caso dos domésticos, que possam ser abrigados dentro de locais cobertos ou um lugar que ofereça condições de minimizar o efeito do frio. Para o frio extremo, recomendamos atenção com as pessoas mais vulneráveis: pessoas enfermas, moradores de rua, idosos e crianças. Esses devem procurar abrigo e locais aquecidos - destacou Peri.

O coordenador também lembrou que, segundo as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde, é preciso prevenir contra doenças causadas pelo frio, como gripe e resfriados, através de medidas simples: se agasalhar bem, tomar bastante água, evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos.

Para a próxima semana, até o dia 12 (terça-feira), o tempo deve ficar instável, com possibilidade de chuva. A partir do dia 13, uma massa de ar seco deve chegar, trazendo com ela uma onda de ar frio que avança pelo Estado e mantém os dias com sol na maior parte dia.  A partir dai, até o dia 17 podemos esperar temperaturas baixas com formação de geada.

Por Francieli Corrêa


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar