Xanxerê tem mais de 500 focos de mosquito da dengue - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Saúde - 15 Nov 2019 11:03

Xanxerê tem mais de 500 focos de mosquito da dengue

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 383
Xanxerê tem mais de 500 focos de mosquito da dengue (Foto: Agência Brasil)

Xanxerê é um dos municípios de Santa Catarina considerados infestado pelo mosquito Aedes aegypti, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC). Atualmente existem 578 focos do mosquito espalhados pela cidade. De acordo com a secretária municipal de Saúde de Xanxerê, Irene Goralski, de janeiro a novembro deste ano houve um aumento de 37% nos focos em comparação com o mesmo período de 2018.

Ainda segundo a secretária, esse aumento também ocorreu no estado, mas de forma mais alarmante (80%). O clima quente e chuvoso favorece a proliferação do mosquito e a forma mais eficaz de evitar a doença é combatendo esses focos. Recentemente a Secretaria lançou uma campanha, com o depoimento de um dos três xanxerenses que contraíram dengue este ano, visando conscientizar a população. Além disso, agentes continuam passando nas casas para orientar os moradores sobre como evitar a presença do mosquito.

Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

- Não temos ninguém contaminado ainda na região, mas o cuidado tem que ser redobrado, porque quando há contaminação ela se prolifera muito rápido. De um contaminado começa a atingir mais 10, mais 20 e assim por diante.  Se vier alguém de fora com a doença e o mosquito picar, começa a proliferação da doença e pode-se perder o controle. Por isso o cuidado deve continuar, principalmente nesse período de verão e muitas chuvas. Dengue existe e é preciso evitar – enfatiza a secretária.

No próximo dia 23 de novembro, pela manhã, haverá uma ação de informação e conscientização, o Dia de Prevenção, promovido pela Secretaria de Saúde em Xanxerê. Nesse dia as agentes estarão no Centro da cidade para conversar com a população e explicar como identificar os focos e como acabar com eles.

Confira o vídeo da companha promovida pela Secretaria de Saúde:


 


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar