Xanxerê trabalha na elaboração do Plano Municipal de Turismo - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Social, Turismo - 05 Jul 2020 09:13

Xanxerê trabalha na elaboração do Plano Municipal de Turismo

Outros nove municípios da Amai também realizam o processo
Por: Aline Tonello
Visualizações: 315

Desde março deste ano os municípios da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) desenvolvem seus Planos Municipais de Turismo O objetivo principal é o fortalecimento das atividades turísticas e, após a finalização e aplicação, beneficiará a economia, cultura e a sociedade como um todo.

Em parceria com o Senac de Xanxerê, o plano é construído em conjunto com dez municípios da região: Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Ouro Verde, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim.

Em Xanxerê, quem participa desse processo são os membros que foram nomeados pelo Fórum Municipal de Turismo, grupo de pessoas da sociedade civil e poder público representado por diversos segmentos: Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Epagri, representantes de restaurantes, eventos, transportes turísticos e entre outros.

O primeiro encontro ocorreu no dia 3 de março, mas em função da pandemia do Covid-19 agora são realizadas por web conferência todas as quartas-feiras até o mês de outubro. O intuito é que esteja pronto para aprovação da Câmara Municipal de Xanxerê antes das eleições municipais.

De acordo com a coordenadora de Turismo de Xanxerê, conselheira estadual de Turismo e também presidente da Instância de Governança Grande Oeste (IGR), Elisiane Silveira, o plano terá validade de dez anos com o fórum nomeado por pessoas que representam empresários, pessoas da sociedade civil e do setor público para ficar monitorando as avaliações desse plano.

- Por dez anos nós temos uma política pública garantida na execução, temos a oportunidade de fazer um inventário de tudo que temos de turístico no município e fazer a sociedade entender que o processo de turismo não é apenas de viagens a lazer. Temos diversos setores que fazem parte da cadeia de turismo: negócios, eventos, saúde, rural, agro turismo, ecoturismo – comenta.

Segundo Elisiane, desde que foi começado a trabalhar o turismo no município, ocorreu a movimentação do setor empresarial e agora são criadas outras estratégias para fomentar outros setores.

- Hoje temos o receptivo de turismo local, que é também uma novidade na região Oeste. Temos uma ideia de criar um circuito de quedas, levando os turistas a conhecerem várias cachoeiras da região e que possa atrair mais pessoas, de forma que um município conheça o outro – salienta.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Conforme a diretora do Senac Xanxerê, Cledir Orlandi Naime, os benefícios propostos na construção desses planos são o mote mais importante no desenvolvimento econômico, os investimentos são baixos e os retornos são significativos.

- Esses investimentos oportunizam arranjos produtivos das mais diferentes áreas, desde a questão da gastronomia, hospedagem, artesanato, turismo de aventura, religioso. E, além da execução desse plano, para que os municípios possam se manter no mapa turístico brasileiro é necessário que cada um tenha o seu conselho municipal instituído e o orçamento – finaliza.

Por Dyéssica Lemos


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar