Xanxerense completa 108 anos no mês em que se comemora o Dia dos Pais - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade - 11 Ago 2019 08:00

Xanxerense completa 108 anos no mês em que se comemora o Dia dos Pais

Por: Francieli Corrêa
Visualizações: 1606
Xanxerense completa 108 anos no mês em que se comemora o Dia dos Pais Gonçalino, ao centro, com parte de seus filhos. (Fotos: Aquivo Pessoal)

Pai, avô, bisavô e tataravô. O xanxerense Gonçalino Norberto, 108 anos, celebra o Dia dos Pais de muitas formas. E, além desse dia simbólico, no mês de agosto também há outra data importante que é celebrada pela família, o dia 8, que marca o aniversário dele. Nesse ano mais uma vez seu Gonçalino ganhou uma festa de aniversário, especialmente comemorado por ele pelo privilégio de chegar até essa idade e poder celebrar a vida com a disposição que demostra ter. 

A família aumentou tanto ao longo dos anos de vida do vovô centenário que já é difícil responder com exatidão o número de parentes das gerações que o sucederam. Segundo uma das netas, a Juliana, seu Gonçalino é pai de seis filhos biológicos e dois adotados, 19 netos, 27 bisnetos e cinco tataranetos. Para conseguir passar por tantos verões e ver essa garotada toda se criar, há um segredo que, metaforicamente, ele revela: nunca parar.

- Um conselho para vocês que são novos: não parem. Porque é a mesma coisa, você vai numa delegacia, onde estão os carros velhos. Estavam andando, apreenderam, botaram lá, tiram pobres, não presta mais. É a mesma coisa com nós. Tem que girar, o corpo é igual uma máquina. Canseira eu sinto hoje que fico parado – diz seu Gonçalino. 

Para o agricultor, a vida nunca foi fácil. Ele conta que sempre trabalhou em serviços pesados, no corte de madeira e até carregando pedras para fazer calçamentos em Xanxerê, que, aliás, ele viu nascer, tendo conhecido a cidade desde a construção das primeiras casas, quando tudo era – nas palavras dele – sertão.

Gonçalino junto com alguns de seus netos.Gonçalino junto com alguns de seus netos.

Gonçalino com alguns dos seus bisnetos. Gonçalino com alguns dos seus bisnetos.

*Com a colaboração de Guilherme Rosa da Silva/Rádio Princesa


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar