WhatsApp
49 9 9964.1833
Entretenimento, Eventos - 09 Nov 2015 07:31

Xanxerense é campeão do Concurso Sul brasileiro de cerveja artesanal

Por: Patrícia Silva
Visualizações: 2189
Xanxerense é campeão do Concurso Sul brasileiro de cerveja artesanal Xanxerense é campeão do Concurso Sul brasileiro de cerveja artesanal (Foto: Divulgação/Festival da Cerveja)

Vagner Toniasso começou a produzir cerveja artesanal há três anos. Em uma brincadeira de amigos, testando receitas de cervejas em casa, o xanxerense começou a levar a sério, tanto que ficou campeão Sul brasileiro com o estilo Saison.  O concurso foi uma realização da Associação Cervejeira de Santa Catarina (Acerva), que tem hoje mais de 500 associados espalhados por todo Brasil, sendo que Santa Catarina é uma das maiores.

De acordo com o jovem, produzir cerveja é um hobby, que faz nos finais de semana.

- É uma experiência que comecei brincando e me apaixonei. Eu e mais dois amigos fomos estudando, mas não tínhamos muito conhecimento. Procuramos na internet receitas e pessoas que também faziam para trocar experiências. O processo todo é difícil, processo químico de fermentação e maturação - explica.

Sobre o concurso

Vagner explica que fez vários estilos de cerveja e dois se destacaram ficando entre os cinco primeiros colocados. Ele conta que a emoção do primeiro lugar é incrível.

- Fiz oito estilos para mandar para o concurso, a Stout ficou em quarto, e a Saison em primeiro. A gente sempre fica na expectativa, torcendo. No estilo que eu consegui a primeira colocação eram mais de 12 amostras da mesma cerveja - salienta.

Os prêmios não param por aí. Vagner levou o segundo lugar esse ano no Concurso estadual.

- Li as considerações que os juízes comentaram sobre a cerveja na súmula, e estudei melhor e caprichei e fiz chegando ao segundo lugar no Sul brasileiro - comenta.

Este foi o 2° concurso Sul brasileiro realizado em Blumenau. O primeiro foi em 2014, em Porto Alegre e, para o ano que vem o evento será no Paraná. O concurso é padronizado, os jurados geralmente são membros da BJCP, que é a organização que cuida das cervejas no mundo, de vários Estados e até outros países.

- O Brasil é muito novo dentro dessa organização, então não tem muitos membros, mas tem sommeliers de cerveja e cervejeiros mestres - comenta.

Cerveja artesanal
De acordo com Toniasso, a principal diferença entre as comerciais é que para se tornarem mais baratas, é utilizado muito adjunto cervejeiro, e a cerveja artesanal costuma ter 100% malte, que o custo é mais elevado, porém a qualidade é notável.

- É mais fácil fazer pouca quantidade, tem um resultado melhor, agrega mais aromas e sabor, por isso que é bastante trabalho para poucos litros, mas o resultado é muito bom - explica.

Os insumos conseguem já no Brasil, mas 99% são importados. Vagner usa apenas a água nacional. A levedura vem da Bélgica, o fermento dos EUA, da República Tcheca ou Alemanha e o malte que geralmente Alemão ou Belga, que é o que tem mais tradição.

- Hoje em dia, com o dólar aumentando está custando mais caro. Esse ano, só para ter uma ideia, aumentou em 52% o custo dos insumos da cerveja artesanal - explica.

A produção é caseira, consumo para os amigos e família, que conforme ele, no inicio não gostavam muito, mas depois que começou a fazer, a família apreciar.

- Porque muda bastante o gosto de uma cerveja artesanal para a comercial. Entre os amigos a gente costuma fazer, reunir os amigos, tomar uma cerveja nos finais de semana, é um acompanhamento - diz.

A comercialização da artesanal não é o foco, mas Vagner afirma que tem interesse futuramente em trabalhar com cerveja.

Estilos de Cerveja
No mundo há 119 estilos de cerveja. Vagner já fez 26 estilos.

- Cada estilo de cerveja tem uma graduação alcoólica, uma cor, dentro dos processos tem uma densidade inicial, densidade final, cada uma tem as suas características. Tem uma cerveja mais escura que a gente conhece a Guines, da Irlanda onde vai o malte torrado, tem toda essa sequência para chegar no ponto – finaliza. (Texto: Divulgação)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar