WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Negócios, Rural - 08 Mar 2018 11:02

Xanxerense participa de exposição de cavalos no RS e premia os animais

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 612
Xanxerense participa de exposição de cavalos no RS e premia os animais (Foto: Cristiane Aline/Folha Regional)

O nome de Xanxerê vem aparecendo em competições nacionais através de uma prática ainda pouco difundida da cidade: a exposição de cavalos. Um dos responsáveis por essa inserção do município na área é Rodrigo Mombaque, 35 anos, da Cabanha Rincão Monarca. Na última participação, em fevereiro, cinco animais foram levados a Exposição Mancha Crioula, em Porto Alegre (RS) e todos voltaram com premiação.

- É uma exposição em nível de Brasil em que só participam animais da raça Crioula e todos precisam ser manchados dentro das três peladas da raça: Overo, Tubiano e Bragado - explica.

A pelagem chamada de Overo, segundo Rodrigo, pode ser associada ao ato de jogar um balde de tinta.

- São muitas manchas brancas espalhadas pelo corpo do cavalo – acrescenta.

Diferente da pelagem Bragado e Tubiano, em que as manhas parecem desenhos, sendo únicas e pequenas no Bragado e grandes, que passam de um lado a outro do corpo, nos Tubianos.

Foram mais de 120 cavalos inscritos na exposição e outros 40 para leilão. De Xanxerê foram premiadas as categorias égua prenha, potranca maior, potranco menor e incentivo (potros que são apresentados como incentivo a produtores), estes eram os mais novos da competição e já conquistaram premiação.

Por vários anos a exposição ocorreu em Gramado (RS), mas devido à proporção que tomou, agora é realizado na pista de esteio na Expo Inter, em Porto Alegre (RS), sempre no mês de fevereiro. O espaço é todo estruturado com cerca de 500 baias para receber os animais, pista de areia e de grama.

A matriz da Cabana Rincão Monarca é em Ijuí (RS) onde ficam as éguas reprodutoras, mas aos poucos, os animais estão vindo à Xanxerê. Recentemente, 20 éguas chegaram à cidade e estão em campo da família Zaffari, onde também ficam soltos dois cavalos Garanhões para reprodução. Todos os animais que foram para a competição estão alojados no Parque da Femi, onde a Cabanha, por meio de parceria com FCDX e município, os mantém e realiza a preparação para exposições levando o nome de Xanxerê pelo Brasil.

Para Rodrigo as premiações são resultado de muita dedicação e trabalho de cerca de 20 anos. 

- Para Xanxerê foi bem representativo conquistar estas cinco premiações. Isso é o mais gratificante, porque são 20 anos criando e trabalhando pra isso. Vieram todos com as melhores rosetas (premiações) que são as verdes e vermelhas. Já participamos por dois anos da Expo Inter com premiações, mas neste caso, com todos premiados é muito bom - conta.

O trabalho na Cabanha é constante e, para este ano, 20 animais estão em preparação para exposições, que são o foco do produtor. Para a principal competição, a Expo Inter, Rodrigo já trabalha com cinco animais que precisam passar na seletiva, para depois integrarem a Feira que é o maior evento de cavalos do Brasil.

- A partir dos seis meses eles já saem das mães e inicia-se um preparo de pelo, direção. Hoje temos uma égua de cinco anos que foi para reprodução e voltou, competiu quando nova e agora é nossa aposta principal para estar na feira este ano, temos cinco apostas, mas ela é a principal - finaliza Rodrigo.


Premiações
YERBATERO FELICIDAD - Reservada campeã Égua Penha
MUY BUENA DO RINCAO MONARCA - Segunda melhor potranca maior da categoria
NZ SANTO PAGO - Reservado campeão potranco menor
QUE ESTAMPA DO RINCAO MONARCA - Terceira melhor incentivo da categoria.
QUE GUAPO RINCAO MONARCA - Quarto melhor incentivo de categoria

Além dos premiados, a Cabanha levou um macho para avaliação técnica como reprodutor. 

- Dentro da racha Crioula o macho tem que passar por avaliação técnica para poder ser um reprodutor. Caso não atinja os requisitos ele é descartado para reprodução e precisa ser castrado. Levamos um macho de quatro anos que passou em 4º lugar entre mais de 30 animais, agora está disponível para reprodução na nossa cidade - conclui Rodrigo. (Folha Regional)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar