Xanxerense realiza campanha para distribuir absorventes para comunidade carente - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Saúde, Social - 14 Jul 2020 16:02

Xanxerense realiza campanha para distribuir absorventes para comunidade carente

O trabalho faz parte de uma campanha que envolve adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social
Por: Aline Tonello
Visualizações: 818
Xanxerense realiza campanha para distribuir absorventes para comunidade carente (Foto: Arquivo Pessoal)

Pedaço de pano, papel higiênico, papelão, jornal e até mesmo miolo de pão. Esses são exemplos de materiais inadequados e inseguros usados durante o ciclo menstrual de adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Segundo um estudo realizado em 2018 pela marca de absorventes Sempre Livre, 26% das meninas de 15 a 17 anos no Brasil não tem acesso a produtos higiênicos durante o período menstrual.

Diante dessa realidade, por meio de enquetes realizadas em uma de suas redes sociais, a assistente social de Xanxerê Samantha Roloff desenvolveu o projeto chamado Virei Lua, o qual possui três eixos a serem abordados. Mais que arrecadação e doação de absorventes, visa a educação sexual de adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

- O 1° eixo fala da Educação Menstrual, que tem por objetivo discutir sobre a menstruação, sexualidade e autoestima dos adolescentes. Porém, está suspenso em virtude da pandemia do Covid-19. O 2º eixo refere-se à Mobilização Política, onde irá acionar a classe política para criação de programa de fornecimento de protetores menstruais pela rede de saúde e tensionamento para inserção dos absorventes como produtos essenciais da cesta básica, com isenção de impostos. E por último, o 3º eixo, sobre a Rede de distribuição de protetores menstruais a famílias em vulnerabilidade social – relata.

Para Samantha, esse assunto é de grande responsabilidade pois toda a sociedade busca meios de transformar o mundo em um lugar melhor, menos desigual. Mas isso só é possível com o desenvolvimento da empatia, ao se colocar no lugar do outro, livre de julgamentos. 

- Sermos privilegiados em inúmeros sentidos também nos coloca na responsabilidade moral de desejar as mesmas oportunidades para todos. Eu penso que o projeto é algo muito pequeno e atende um número restrito de mulheres. Porém, conseguir trazer a temática ao debate, provocar as pessoas a se darem conta que muitas pessoas não têm acesso a algo que é essencial e, quem sabe, pontuar na construção de políticas públicas, me satisfaz – comenta.

O Projeto Virei Lua possui como meta mensal a arrecadação de 50 pacotes de absorventes descartáveis e outros materiais de higiene que serão entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social para doação a adolescentes dos programas sociais e mulheres em situação de rua do município.

Quem quiser apoiar o projeto com doação de absorventes pode entrar em contato através do telefone (49) 9.8845-3003, pelas redes sociais ou entregar nos ponto de arrecadação, nas farmácias São Rafael e Biofarma.

> Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Por Diessyca Lemos


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar