WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Religião, Social - 08 Dez 2017 07:08

Xanxerense receberá ordenação para padre neste fim de semana

Por: Aline Tonello
Visualizações: 1440
Xanxerense receberá ordenação para padre neste fim de semana (Foto: Aline Tonello/Tudo Sobre Xanxerê)

A comunidade católica está em festa nessa semana: o diácono Itamar Antônio Belebon será ordenado padre no fim de semana. Ele é o segundo xanxerense a receber a ordenação em quase 60 anos de história da Paróquia Senhor Bom Jesus. A celebração acontece neste sábado (9), às 19h, na Igreja Matriz, e a primeira missa do novo sacerdote será às 10h do domingo (10) na capela do Bairro Aparecida, seguida de almoço festivo.

Desde a terça-feira (5), cerca de 15 padres da Diocese de Chapecó – a qual a paróquia de Xanxerê pertence – estão no município para a semana vocacional e realizam visitas e celebrações, até esta sexta-feira (8), em todos os bairros e comunidades do interior, tudo em vista da ordenação do fim de semana, que será feita pelo bispo Odelir José Magri.

- A expectativa aumenta a cada dia e o coração acelera, mas acho que é normal por que estou confiante, é uma longa caminhada, já são nove anos me preparando para isso. E, depois da ordenação, vem todo o trabalho de evangelização e missão, o desafio ainda vem aí – comenta o diácono Itamar.

Natural de Xanxerê, o futuro padre sempre morou no Bairro Nossa Senhora Aparecida com a família, comunidade em que esteve envolvido com a vida cristã desde muito jovem. Para dar continuidade ao trabalho, Itamar decidiu se dedicar ao sacerdócio.

- Eu senti que poderia contribuir mais com a igreja, dedicar meu tempo integral. Fui discernindo, observando os sinais do chamado de Deus, e me coloquei à disposição e passei um período fazendo esse discernimento e, depois disso, fui para o seminário em Chapecó em 2009. Lá fiquei cinco anos, um ano de iniciação para conhecer a realidade e, nos outros quatro, fiz faculdade de filosofia na UFFS. Depois fui para Passo Fundo e estudei teologia por mais quatro anos. Depois desses nove anos de formação estou pronto para a ordenação – conta.

Para nortear sua missão, diácono Itamar escolheu o lema “o meu desejo é a vida do meu povo”, trecho retirado da Bíblia Sagrada, livro de Ester, capítulo sete, versículo três.

- O meu ministério quero dedicar em razão da vida do povo, levando Jesus Cristo e sabendo que ele teve uma causa pela qual ele lutou, que foi a justiça. E isso vai acontecer estando junto com o povo, nas suas realidades, participando de suas lutas, anseios, os amparando nas tristezas e comemorando as alegrias – destaca.

Depois de ordenado, Itamar vai trabalhar na Paróquia São Cristóvão, em Chapecó, por tempo indeterminado. Ele comenta que normalmente os padres não são enviados para cumprirem a missão nas paróquias de origem, mas que se isso chegar a acontecer em algum momento da vida sacerdotal, vai se sentir muito feliz.

- A partir da ordenação nós somos convidados a sair e evangelizar. Eu sou muito feliz estando no meio do povo, sou muito bem acolhido e as pessoas se tornam minha família. Eu gostaria de convidar todos que tem interesse para que participem da celebração de ordenação neste sábado e também da minha primeira missa como padre no domingo – finaliza diácono Itamar.

casarao


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar