Xanxerense vai participar de encontro com o Papa Francisco na Itália - Notícias - Tudo Sobre Xanxerê
WhatsApp
49 9 9920.1584
Comunidade, Geral, Religião, Social - 15 Nov 2019 08:45

Xanxerense vai participar de encontro com o Papa Francisco na Itália

Papa promoverá, em 2020, encontro mundial para repensar atual modelo econômico
Por: Aline Tonello
Visualizações: 1446

De 26 a 28 de março de 2020, o Papa Francisco promove um encontro mundial para repensar a economia global. Denominado “A economia de Francisco”, o evento ocorre em Assis, na Itália, e foram convidados para participar 500 jovens de até 35 anos, economistas, empresários, empreendedores, pesquisadores e militantes de movimentos comprometidos com mudanças sociais no mundo todo. Um dos brasileiros selecionados é o xanxerense Tiago Arcego da Silva, que terá a oportunidade de debater o assunto com a cúpula da Igreja Católica.

Tiago tem 29 anos e é doutorando em história pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF/RS), onde estuda religiões e conflitos agrários no Oeste de Santa Catarina. Foi membro da coordenação nacional da Pastoral da Juventude no Brasil, entre os anos de 2015 e 2018, onde pode conhecer todas as regiões do país e múltiplas realidades das juventudes brasileiras. É membro da Coordenação do Instituto Dom José Gomes e da Diretoria do Instituto Catarinense de Juventude (ICJ). É autor do livro “A Praxis Política da Igreja Católica na Diocese de Chapecó (1970-1980)” (Erechim: AllPrint, 2018) e de diferentes capítulos de livros e artigos.

- Como eu fui da coordenação nacional da Pastoral da Juventude, conheço pessoas do Brasil inteiro. Quando ficaram sabendo desse encontro, me incentivaram a me inscrever e participar, por acharem que eu poderia contribuir com os debates e deliberações do encontro. Para a seleção era preciso fazer um breve currículo, que seria decisivo para a escolha dos participantes. Também houveram algumas perguntas no sentido de compreensão do mundo, leitura de conjuntura e compromisso pessoal e social diante da proposta do Papa Francisco para a proposição de um novo modelo econômico, mais justo e sustentável para o mundo – conta Tiago.

Clique AQUI e receba notícias de Xanxerê pelo WhatsApp

Depois do longo processo de seleção, na semana passada o xanxerense recebeu a confirmação de que foi selecionado para participar do encontro. Na semana que vem acontece a etapa nacional, em São Paulo, onde Tiago vai se encontrar com alguns dos demais jovens de outras partes do país que irão para o evento. Lá vai ser elaborada uma carta que será apresentada no encontro mundial com o Papa.

- Além da presença do Papa, também estarão no encontro grandes intelectuais de várias linhas do conhecimento, que tem respaldo e liderança mundial. Eu ainda não conheço o Papa, pois não conseguir ir para a Jornada Mundial da Juventude desse ano. Nunca pensei nessa possibilidade como um sonho, mas, com certeza, será uma satisfação enorme conhecer uma das maiores lideranças mundiais, que tem provocado tanto, especialmente a juventude, a construir alternativas para a melhoria de vida no planeta – finaliza.


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar