WhatsApp
49 9 9964.1833
Comunidade, Cultura, Educação, Eventos, Polícia, Política - 01 Set 2017 08:51

Xanxerenses participam da abertura da Semana da Pátria na Praça Tiradentes

Por: Carol Debiasi
Visualizações: 632
Xanxerenses participam da abertura da Semana da Pátria na Praça Tiradentes (Foto: Aline Tonello e Alessandra Villani/Tudo Sobre Xanxerê)

A cerimônia de abertura da Semana da Pátria iniciou nesta manhã de sexta-feira (1º). Até o dia do desfile, haverá uma programação especial em escolas e empresas voltada às comemorações da independência do Brasil. Hoje, centenas de alunos das escolas públicas e privadas, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros participaram do hasteamento as bandeiras que ocorreu na Praça Tiradentes.

O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, é planejado há mais de 60 dias. Em especial no dia de hoje, tradicionalmente, a tocha do fogo simbólico é levada por atletas xanxerenses do voleibol, futsal, equipe de corredores de rua e também por Janaína Bertan (campeã brasileira de vôlei sub-16), Ivonei Borges (paratleta de natação) e Mayara Bordin (ex-jogadora da Seleção Brasileira de Futebol) que foram os convidados especiais.

Neste ano é celebrado o 195º ano da independência de Portugal, declarada em 1822. Para o prefeito de Xanxerê, Avelino Menegolla, esse é um momento de reflexão de todos que habitam nesse país, bem como parabeniza todos os organizadores que estão realizando um bonito evento que se inicia hoje.

- Estamos na semana que antecede o dia da Pátria, mas para se fazer um bonito evento eu preciso da dedicação das pessoas e todos da Educação tem feito um trabalho extenso para que pudesse preparar toda essa programação que foi feita com muitas mãos. E nesse momento temos refletir o que é a nossa Pátria, vivemos em um país sem guerra, mas precisamos de muita união das pessoas. Então esse é um momento especial para que todos nós possamos refletir, pois depende muito de cada cidadão xanxerense e brasileiro para fazermos um país melhor – comenta o prefeito Menegolla.

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Adriano De Martini durante o momento da solenidade destacou a importância de se lutar por um país melhor.

- Nós não queremos um país que entregue as suas reservas, não queremos um país que continue pagando apenas os juros à dívida pública, mas que congele os gastos, os investimentos na saúde, na educação e assistência social. Por isso que faz parte dessa reflexão que nesta semana nós precisamos aprofundar. A mudança está em nossas mãos, enquanto cidadãos temos que dar o primeiro passo, sair do comodismo e lutar pelo país, pelo Xanxerê e estado de Santa Catarina que queremos – frisou Adriano.

A secretária municipal de Educação, Claudia Fávero, convidou toda população para prestigiar as solenidades que ocorrerão em escolas e empresas, culminando no desfile na próxima quinta-feira, 7 de setembro, na Rua Coronel Passos Maia.

- Eu quero agradecer a toda equipe da Educação que se dedicou. Estamos desde julho organizando e temos que também agradecer todas as entidades, colégios e escolas que colaboraram. O Sete de Setembro é uma data bem importante para a gente fazer uma reflexão de como está o nosso país e todos se envolvem, as autoridades, a população e fica o nosso convite para que todos prestigiem não somente o desfile, mas as horas cívicas que serão realizadas em lugares distintos, mas que todos façam essa reflexão de como está a nossa Pátria – salienta a secretária Claudia.

Deonilde Balduíno, coordenadora da comissão da Semana Cívica, salientou que a equipe da Educação não mediu esforços para fazer um bonito evento e convida todos para prestigiarem o desfile na próxima semana.

- A Secretaria Municipal de Educação tem se dedicado há mais de 60 dias na organização para que essa semana cívica, que ora começa e culmina no desfile de 7 de setembro, seja uma das semanas cívicas melhores ainda que as anteriores. O significado disso para a população é muito simples, é quando a gente entende que Pátria não é somente o solo que a gente habita, mas é constituído de pessoas e tudo mais que nela está. E, comemorar 195 anos de independência de um país estou convicta que é algo de fato a ser comemorado. Então fica o nosso convite especial para que durante toda a semana as pessoas se envolvam. Apesar de vivermos em um país onde temos coisas que muito nos desagrada, temos a grata felicidade de ser um país que acolhe diversas raças, etnias, religiões, é um povo pacato e ordeiro, então vamos ressaltar aquilo que temos de qualidade e trabalhar para melhorar o que hoje não nos agrada – comenta Deonilde.

Após o momento da solenidade, alunos realizaram apresentações no palco da praça, as quais foram acompanhadas pelas crianças, adolescentes e jovens, além do público adulto.

Destaques
O esporte de Xanxerê ganhou destaque nesse ano ao conduzir o fogo simbólico por ruas do Centro até a chegada na Praça Tiradentes para a cerimônia. Mayara Bordin, ex-jogadora da Seleção Brasileira de futebol, destacou que a iniciativa foi importante para reconhecer todos os atletas xanxerenses que se dedicam a representar o município nas competições.

- Desde criança sempre participei da Semana da Pátria, sempre desfilava e era um momento importante. Fazia uns 15 anos que eu não passava esse período aqui, voltar para a cidade tendo a importância de representar Xanxerê fora dela e mostrar isso para o pessoal é muito bom. O esporte é muito importante para a população, tira crianças das ruas, cria sonhos, traça objetivo e é fundamental dar esse espaço para o esporte dentro da Semana da Pátria – disse Mayara.

Janaína Bertan, campeã brasileira de vôlei sub-16, afirmou que a recente conquista foi para todos os xanxerenses e que é muito bom ter esse reconhecimento por parte do município. Já Ivonei Borges, paratleta da natação e que sempre garante bons resultados nas competições, comenta que o momento também é para que a comunidade conheça atletas que estão começando e essa valorização funciona como um incentivo para todos.

- Eu fico feliz por ser lembrado, porque a gente sempre tenta levar o nome do nosso município no lugar mais alto do pódio e fico feliz por terem lembrado do nosso trabalho, não só pra mim, mas para os outros atletas que tem no município e muitos não conhecem ainda – finalizou Ivonei.

Veja os vídeos

 


Confira mais registros da solenidade:

(Foto: Divulgação Escola Augusto Colatto)(Foto: Divulgação Escola Augusto Colatto)

(Foto: Divulgação Escola Augusto Colatto)(Foto: Divulgação Escola Augusto Colatto)


Imprimir
Enviar para um amigo
Assinar

Envie esta notícia para um amigo



Comente
esta notícia

Ao efetuar um comentário, o seu IP (Internet Protocol) será gravado e poderá ser utilizado para identificar o usuário que inseriu o mesmo.
Opiniões expressas aqui são de exclusiva responsabilidade do autor do comentário e não necessariamente estão de acordo com os parâmetros editoriais do Tudo Sobre Xanxerê.


Outros comentários

noresults

Caso o comentário acima for abusivo ou seu nome for utilizado indevidamente, denuncie.

Notícias por data:

a
Voltar