WhatsApp
49 9 9964.1833

FEMI

Realizada a cada dois anos, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi para valorizar o cereal base da economia xanxerense. A cada edição, a Femi consolida- se ainda mais como uma grande feira de negócios, gastronomia, exposições e entretenimento. Ela reúne expositores dos mais diversos segmentos como: indústria, comércio, agricultura, pecuária, gastronomia, animais, agricultura familiar, segurança, meio ambiente, artes e artesanato, transportes, veículos, máquinas e equipamentos. O público da feira surpreendido a cada edição pela qualidade do evento e pelas atrações artísticas nacionais e locais.

Museu do Milho

Foi criado no ano de 2004, na 11a. edição da Femi. Seu objetivo resgatar a história rural do município. Em 10 de agosto de 2009 foi oficializada a criação do “Museu Municipal do Milho”, atravs da lei BLB no 3134, para manter a conservação das peças que retratam a cultura local. Durante as edições da Femi, o museu recebe um número significativo de visitantes. Nos demais meses do ano, as visitas são agendadas e obedecem a um calendário previamente elaborado. O museu ambientado com fotos e objetos antigos - doados pela comunidade e expressa a diversidade de culturas que colonizaram o município - destacando o cultivo do milho e os antigos métodos de trabalho.

Casa da Cultura Maria Rosa

Está situada ao lado da Prefeitura Municipal, no antigo prédio do poder executivo. A edificação foi tombada como patrimônio histórico municipal. Na atualidade, o espaço utilizado para a realização de atividades que promovem e valorizam as expressões artísticas municipais e regionais.

Praça Tiradentes

Considerada um cartão postal do município. Recentemente, a praça passou por uma revitalização, sendo contemplada com área de lazer, casa do artesanato, playground para as crianças, mesas com jogos para adultos, além de oferecer sinal wireless gratuito para acesso à internet – proporcionando assim, lazer para todas as idades. A reinauguração da Praça Tiradentes foi realizada no dia 27 de fevereiro de 2010, para marcar o aniversário de 56 anos de Xanxerê.

Cascata S. Manela

Não deixe de conhecer as três cascatas do Rio Chapecozinho, na divisa do município com a reserva indígena. Apesar das corredeiras, o rio permite a travessia a pé, por ter o fundo lajeado. Vá também à Ilha do Rio Chapecozinho, situada antes das cascatas, e à Cascata S. Manella (Salomão Manella), um conjunto de três saltos com grande volume de água, em meio à mata preservada, ali existe área para camping, churrasqueiras, restaurantes, mesas, campos de futebol e sanitários. É o principal ponto de atração turística da cidade, a cascata ganhou um selo turístico da Embratur para desenvolvimento do turismo. Uma reserva ecológica que atrai muitos turistas anualmente. Durante o verão, mais de 1.000 famílias de toda a região acampam à margem do rio.

Kartódromo

O Kartódromo Jean Paulo Picinatto é uma atração a mais para quem gosta de velocidade. Periodicamente o Automóvel Clube realiza provas locais regionais, estaduais e interestaduais, atraindo kartistas do sul do Brasil.

Voltar