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Bastidores da Política
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Conheça a história da propaganda política

16/09/2024 às 13:53 Justiça Eleitoral

Direcionada para convencer e influenciar na decisão dos eleitores, a propaganda política, seja ela televisiva, em rádio, redes sociais ou panfletagem, acolhe os votos, principalmente, dos indecisos. 

Porém, existem três espécies de propagandas políticas, as quais se dividem em: 

- Propaganda interpartidária: voltada para os membros de um partido específico, tem por objetivo a indicação de nomes para se candidatar;

- Propaganda partidária: não menciona indicações de candidatos, mas propaga as ideias e propostas do partido político, na busca de novos membros; 

- Propaganda eleitoral: posteriormente as indicações e menções de candidatos, é propagada para os eleitos em geral, na busca de votos. 

O Tribunal Superior Eleitoral define a propaganda eleitoral como compartilhamento de conhecimento geral, induzindo o eleitor a eleger o candidato à função política. 

Trajetória e evolução da propaganda eleitoral 

Com seus 62 anos em prática, a propaganda eleitoral surgiu pela Lei 4.115, decretada pelo presidente João Goulart, em 1962. No início sua duração era de 2 horas, na televisão e rádio, passando a durar 2 horas e 30 minutos durante a Ditadura Militar. 

Com o passar dos anos, o tempo no ar passou a diminuir, ficando em 25 minutos, com transmissão obrigatória e gratuita no rádio e TV aberta. 

Em 2012, pela primeira vez, foi autorizada a propagação eleitoral nas redes sociais, permitindo o compartilhamento, também, em blogs e mensagens instantâneas. Já na época, era previsto que o uso das redes sociais seria essencial e permanente durante a política. 

Está chegando a hora! 

Dia 6 de outubro se aproxima e é hora de pôr em prática sua decisão e direito ao voto, destacando a importância da propaganda eleitoral até o processo final das eleições. 

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