
Bastidores da Política
Conheça a história da propaganda política
Direcionada para convencer e influenciar na decisão dos eleitores,
a propaganda política, seja ela televisiva, em rádio, redes sociais ou
panfletagem, acolhe os votos, principalmente, dos indecisos.
Porém, existem três espécies de propagandas políticas, as quais se
dividem em:
- Propaganda interpartidária: voltada para os membros de um
partido específico, tem por objetivo a indicação de nomes para se candidatar;
- Propaganda partidária: não menciona indicações de candidatos,
mas propaga as ideias e propostas do partido político, na busca de novos
membros;
- Propaganda eleitoral: posteriormente as indicações e menções de
candidatos, é propagada para os eleitos em geral, na busca de votos.
O Tribunal Superior Eleitoral define a propaganda eleitoral como
compartilhamento de conhecimento geral, induzindo o eleitor a eleger o
candidato à função política.
Trajetória e evolução da propaganda eleitoral
Com seus 62 anos em prática, a propaganda eleitoral surgiu pela
Lei 4.115, decretada pelo presidente João Goulart, em 1962. No início sua
duração era de 2 horas, na televisão e rádio, passando a durar 2 horas e 30
minutos durante a Ditadura Militar.
Com o passar dos anos, o tempo no ar passou a diminuir, ficando em
25 minutos, com transmissão obrigatória e gratuita no rádio e TV aberta.
Em 2012, pela primeira vez, foi autorizada a propagação eleitoral
nas redes sociais, permitindo o compartilhamento, também, em blogs e mensagens
instantâneas. Já na época, era previsto que o uso das redes sociais seria
essencial e permanente durante a política.
Está chegando a hora!
Dia 6 de outubro se aproxima e é hora de pôr em prática sua
decisão e direito ao voto, destacando a importância da propaganda eleitoral até
o processo final das eleições.