Blogs e Colunas


Bastidores da Política
Bastidores da Política

Histórico: Ouro Verde registra três candidatas mulheres a vice-prefeita

18/09/2024 às 16:16 TRE-SC.

Direitos colocados em prática, as mulheres vêm conquistando seus espaços em todos os âmbitos, principalmente na política. Fomentando isso, a Lei 9.594/97, da Legislação Eleitoral, exige uma cota mínima de participação de mulheres nas eleições, sendo que devem preencher 30% das vagas de candidaturas. 

Partindo do princípio, na Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), o destaque ficou com a cidade de Ouro Verde que, qual, dos três candidatos a prefeito, registraram três candidatas mulheres a vice-prefeita. Relembrando o histórico do município, que entre os anos de 2013 a 2016, foi administrado por Rosane Minetto Selig. 

Retratando a força da mulher, as candidatas à vice-prefeita são: 

- Baixinha do Táxi (Dirlei Ferreira), Federação “Brasil da Esperança” PT, PC do B, PV; 

- Eliane Aparecida Ramos, Federação “Por princípios e valores” PSB; 

- Giovana do Prado Motta, “Juntos pelo povo” PP, PL, União, MDB.

A conquista, embora recente, é uma representatividade de suma importância para todas as mulheres. Ocupar um cargo político é dar voz e vez para as demandas que, por muitas vezes, são vistas apenas por elas.

As candidaturas dessas deixará um legado de incentivo para as  mulheres que almejam chegar no mesmo lugar.

 *Por: Caco Spagnol. 

MAIS DO COLUNISTA

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.