
Redação TSX
13 de abril: Dia do Hino Nacional Brasileiro
Hoje, 13 de abril, é comemorado o Dia do Hino Nacional Brasileiro. A data deve-se ao fato de que a música do hino foi tocada pela primeira vez em 13 de abril de 1831, no Teatro São Pedro de Alcântara, no Rio de Janeiro. O hino foi composto por Francisco Manoel da Silva e recebeu a letra de Joaquim Osório Duque Estrada.
Francisco Manuel da Silva, cofundador da Imperial Academia de Música e do Instituto Nacional de Música, criou a parte instrumental do Hino Nacional Brasileiro em 1822, a qual foi executada pela primeira vez em público, em 1831, na despedida de Dom Pedro I, que voltava para Portugal após abdicar do trono para seu filho, Dom Pedro II.
Já a primeira letra do hino foi elaborada por Ovídio Saraiva e celebrava a liberdade do Brasil. Neste período, foi batizado como Hino ao Sete de Abril, data da abdicação de Dom Pedro I. Porém o povo não adotou a letra escrita por Ovídio e cantava o hino com versos próprios.
Hino composto por Francisco Manoel da Silva em 1822. Foto: Reprodução/Internet
Em novembro de 1889, quando houve a Proclamação da República, foi exigido a composição de um novo hino que celebrasse o novo regime político. Após um concurso, o hino escolhido não agradou o povo e nem o então presidente da República, Deodoro da Fonseca, que oficializou a música de Francisco Manuel da Silva como o Hino Nacional Brasileiro.
Em 1906, Alberto Nepomuceno, membro do Instituto Nacional de Música, propôs novamente uma reforma no hino nacional e um novo concurso foi aberto para escolher uma letra para o hino. O vencedor foi o professor e poeta Osório Duque-Estrada, que elaborou uma letra com versos mais longos, os quais se ajustaram à parte instrumental reformada por Nepomuceno. A composição foi comprada pelo então presidente Epitácio Pessoa, por meio de um decreto de agosto de 1922. A oficialização do Hino Nacional, por lei, no entanto, só aconteceu em setembro de 1971. O hino adquirido por Epitácio Pessoa permanece até hoje.
Hino Nacional