Polícia


Polícia Militar de Xanxerê realiza palestras educativas para combater a violência infantojuvenil

Por: Sanny Borges 29/11/2024 às 16:51 Atualizado: 05/12/2024 às 00:03

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 30º Batalhão de Polícia Militar de Xanxerê, realizou, nos dias 26 e 27 de novembro, palestras em escolas de Campo Erê e São José do Cedro, com o objetivo de combater a violência infantojuvenil. A ação faz parte da Operação Hagnos, que tem como foco a conscientização e a prevenção de crimes que afetam crianças e adolescentes.

Durante os dois dias, mais de 600 alunos das Escolas Raul Pompéia e Emilio Médici, em Campo Erê, e CEMEG e São José, em São José do Cedro, participaram das palestras ministradas pelos policiais 2º Sgt. Rosimar Justino Féo e Soldado Douglas Marek. 

Os temas abordados incluem violência física, psicológica, sexual, além de exploração econômica e trabalho infantil. Também foram discutidos os efeitos da violência, como baixa autoestima, comportamentos inapropriados, pensamentos suicidas, automutilação, e dificuldades em estabelecer relações interpessoais, comuns em vítimas de abuso.

A Operação Hagnos recebeu esse nome de origem grega, que significa "puro, santo e limpo", refletindo o desejo de criar um ambiente seguro para o crescimento e desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Além das ações educativas, o objetivo da operação é fortalecer a segurança nas comunidades e reduzir os índices de violência, por meio de uma atuação integrada entre forças policiais e parceiros sociais.

A iniciativa também está alinhada ao Plano de Atuação Integrada do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que busca promover a segurança pública por meio de ações preventivas e repressivas. Com o apoio das escolas e da comunidade, a operação visa criar uma rede de proteção para os jovens, incentivando o enfrentamento de problemas relacionados à violência e promovendo um ambiente de confiança e apoio.

A PMSC reafirma o compromisso com a segurança e bem-estar da população, trabalhando de forma colaborativa com a sociedade para prevenir e reduzir crimes que afetam as crianças e adolescentes da região.

Fotos: PMSC

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.